quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

"Procurando o norte" de Paula Carbonell

"Procurando o norte"
Texto de Paula Carbonell e ilustrações de Cecilia Afonso Esteves
Editado pela OQO em 2009

"O pirilampo diverte-se a ser estrela cadente, a lesma pede um desejo… e então começa a viagem em direcção ao país dos pessegueiros, atrás da estrela polar e acompanhados pelas diversas fases da Lua.
Um desejo transforma-se numa viagem, a viagem transforma-se num encontro que te leva a procurar o Norte, o lugar onde se pedem os desejos. O caminho, e não o destino final, é que fará com que os protagonistas desta história se enriqueçam, se tornem maduros e descubram novos mundos, dentro e fora de si mesmos. Uma história para vermos através de olhos mais pequenos, sobre a erva, entre as gotas de orvalho."
Fonte: OQO

Começa assim:

"Quase todas as noites são negras,
mas umas mais que outras.

As muito negras são as melhores
porque o pirilampo Luz brilha como nunca
e diverte-se a ser estrela fugaz.

A lesma Sal observou o céu e pediu um desejo;
desta vez tinha conseguido fazê-lo a tempo.

Deveriam multar as estrelas fugazes
que vão demasiado depressa, pensou.

Fechou os olhos e adormeceu.

(...)





Cecilia Afonso cria belíssimas ilustrações através da técnica de colagem, empregando papéis e fios que combina com lápis e têmpera. Através de figuras simples e limpas, a ilustradora argentina desenvolve uma linguagem particular simbólica, por vezes abstracta, e com uma enorme carga poética. O leitor tem de procurar e encontrará, porque as surpresas espreitam em todos os lugares. As numerosas piscadelas de olho, pistas e chamadas de atenção que existem na sua proposta, para além de acompanharem o texto, constituem uma história dentro da história, que nos convida a viajar, com os protagonistas, até à Lua nova.
Fonte: OQO

Ilustrações de Cecilia Afonso Esteves


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário