segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

As partidas do Sebastião, um livro de Laurence Bourguignon

"As partidas do Sebastião"
Texto de  Laurence Bourguignon e ilustração de Nancy Pierret
Editado pela Minutos de Leitura em 2005

A Clarinha e o Sebastião, dois irmãos crocodilos, vivem numa ilha deserta. O Sebastião não se cansava de arreliar e pregar partidas à Clarinha. Um dia, ele descobre que a irmã tem um segredo muito especial. 
Mesmo com a promessa do Sebastião de não voltar a ser mau, a Clarinha não lhe conta o segredo, e, então, o Sebastião resolve investigar...
Um livro sobre as relações entre irmãos.
Fonte: www.minutosdeleitura.pt

Começa assim:




Ficcionalizando temáticas como os afectos ou a convivência – naturalmente, ora amena ora conflituosa – e as brincadeiras entre irmãos, esta história é protagonizada por dois irmãos crocodilos que vivem numa ilha deserta. Sebastião e Clarinha são as figuras centrais deste texto que fala também das consequências das atitudes impulsivas e da capacidade de perdoar. Desejoso de descobrir o segredo da irmã – uma rosa escondida numa cabana –, Sebastião age irreflectidamente e acaba por destruir o seu tesouro mais precioso. O arrependimento do pequeno crocodilo e o seu esforço por compensar a irmã determinam o desfecho positivo da história. Os espaços, pautados pela recriação do longínquo e pelo exótico, as personagens e os principais momentos da acção reflectem-se visualmente em ilustrações extensas, compostas em tons fortes e vivos.
Fonte: www.casadaleitura.org

Ilustrações de Nancy Pierret
Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário