terça-feira, 28 de junho de 2016

Jaime e as bolotas de Tim Bowley

"Jaime e as bolotas"
Texto de Tim Bowley e ilustrações de Inés Vilpi
Editado pela Kalandraka em 2006
“O Jaime plantou uma bolota que germinou e cresceu, mas… nem todas as bolotas plantadas chegam a ser árvores.”




um cavalo pisou-o e esmagou-o.


uma cabra comeu-o.

O Jaime plantou 
uma bolota.
Germinou, 
saíu um rebento da terra e cresceu
e cresceu, mas..."
Fonte: interior do livro


"Esta história relata as tentativas de um menino em obter um carvalho. Jaime ia plantando bolotas, mas acontecia sempre algo que impedia que elas se desenvolvessem. Foi passando algum tempo e Jaime foi crescendo, até que uma bolota germinou, cresceu e tornou-se num grande carvalho, ultrapassando todos os obstáculos. 
Neste álbum narrativo, a componente textual é fortemente apoiada pelas ilustrações de Inés Vilpi, marcadas pela expressividade e vivacidade das cores e pelo seu dinamismo. Repare-se como a figura de Jaime, através do envelhecimento, mostra a passagem do tempo e atente-se na original presença de indícios dos elementos que iam impedindo que a bolota se tornasse num grande carvalho, o que permite a recriação do texto. A narrativa, marcada pela simplicidade e pelas repetições, promove a participação do leitor-ouvinte no reconto da história. 
A temática da preservação da natureza permite a sensibilização das crianças para a necessidade dos comportamentos saudáveis no que respeita ao ambiente, ajuda-as a conhecer as etapas de desenvolvimento de uma semente e a compreender o tempo que demora. Por outro lado, expressa a importância da luta pelos objectivos próprios." 

Lúcia Costa in www.casadaleitura.org

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para Educação Pré-Escolar

Contracapa do livro
Obras disponível na rede de Bibliotecas Públicas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário