terça-feira, 5 de abril de 2016

Hans Christian Andersen: o contador de histórias

Está patente durante o mês de Abril na sala infantil e juvenil, a exposição sobre a vida e obra de Hans Christian Andersen. Constituída por seis cartazes, esta exposição descreve a vida e obra do autor e memórias do percurso da visita que fez a Portugal em 1866. Apresenta excertos das suas obras acompanhadas por magníficas ilustrações de ilustradores como Manuela Bacelar, Michael Fiodorov, Lisbeth Zwerger, entre outros.







Hans Christian Andersen


Andersen nasceu em Odense (Dinamarca) a 2 de Abril de 1805. Apesar das suas origens humildes, foram os pais, os primeiros, a incentivá-lo a escrever. Aprendeu desde muito cedo a ler e adorava ouvir as histórias que o seu pai lhe contava. 
Aos 14 anos de idade, viajou para Copenhaga. Ai trabalhou como actor e bailarino e escrevia peças de teatro. Em 1828 entrou na Universidade de Copenhaga e já publicava diversos livros. 
Durante o ano de 1866 visita Portugal e a Lisboa associa o interesse pela literatura e estuda a biografia de Luís de Camões. Descreve entusiasmadamente os encantos da natureza da cidade de Setúbal, de Brancanes, de Palmela e da Arrábida. Ainda visitou Aveiro, Coimbra e Sintra. Escreve: 

“Voará muitas vezes meu pensamento
Para o belo país que é Portugal”

Autor de vários contos infantis, poeta e escritor notabilizou-se pelos contos de fadas, pelos quais é internacionalmente conhecido. Autor de O Patinho FeioA Princesa e a ervilhaA roupa Nova do Rei entre tantos outros contos que deliciam os mais novos e encantam os mais velhos.

Alguns das suas obras disponíveis na rede de bibliotecas do concelho de Arganil:
















Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário