sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Se eu fosse muito forte de António Mota

"Se eu fosse muito forte"
Texto de António Mota com ilustrações de Rui Castro.
Editado pela Gailivro em 2006.
"Se eu fosse muito forte
podia levar a minha casa
para o sitio mais alto de 
uma montanha coberta de neve

e convidar os meus amigos
para virem brincar comigo
aos esquimós.

(...)

Podia s o p r a r,
com muita força,
contra as nuvens
negras do Inverno


Podia pegar ao colo
um elefante velho, p e r d i d o, 
e triste
e levá-lo para junto da manada.

(...)

Podia nadar horas e horas no alto mar 
e ajudar a salvar 
as baleias bebés 
feridas pelos homens.


"Se eu fosse muito forte convida o leitor a entrar num mundo de fantasia, onde as situações hilariantes apresentadas potenciam o estímulo para a sua própria imaginação. Do ponto de vista literário, o autor apresenta-nos um texto poético onde cada frase parte de uma hipótese, levando-a até aos limites da realidade, levando o pequeno leitor a concluir que a imaginação é tão ilimitada como o sonho...

(…) livros que promovem, a brincar, ideias sérias como a aceitação das diferenças e o respeito pela individualidade de cada um. 

(…) livros plenos de sensibilidade, com ideias divertidas e simultaneamente profundas sobre a tolerância e a convivência entre as pessoas. 

As ilustrações de Rui Castro, audazes e cheias de ternura, ajudam à compreensão da mensagem - cada um de nós é um ser único e a diferença deve ser celebrada. Para crianças que um dia serão adultos excepcionais.”
Fonte: Wook

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário