quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Milagre de Natal de António Torrado

Milagre de Natal
Escrito por António Torrado e ilustrado por Inês Oliveira
Editado pela Civilização Editora em 2008

"Tudo aconteceu numa noite mágica dos fins de Dezembro...
Imaginem um cãozinho perdido. Imaginem a balbúrdia das ruas cheias de gente, na roda-viva das últimas compras. O que vai ser do cãozinho? Quem lhe acode?
Mas eis que entra na história o Pai Natal.
Às vezes, o bom velhinho faz grandes confusões com as prendas, o que, atendendo à idade, tem desculpa. Não lhe peçam responsabilidades, que preocupações a mais já ele tem.
E o que aconteceu ao cãozinho? Recebeu prenda? Deu prenda? Teve sorte? Pouca sorte? Lá mais para diante se saberá..."
Fonte: contracapa do livro

Ilustrações de Inês Oliveira

“ (…) A narrativa acompanha as aventuras de um pequenino cachorrinho abandonado que, por uma extraordinária conjugação de acasos e coincidências, acaba por ser resgatado e adoptado por uma família. O milagre resulta, pois, da interpretação que é dada ao seu aparecimento e da surpresa com que é recebido. Valorizando o afecto, a partilha, mas também uma leitura divertida da vida e dos múltiplos acasos que com ela se cruzam, o texto de António Torrado propõe uma visão eufórica do Natal, sobretudo se vivido em família. As ilustrações de Inês Oliveira sublinham, de forma eficaz, a dimensão afectiva do texto, assim como a sua componente maravilhosa. Com recurso à aguarela, a ilustradora recria, a partir de originais pontos de vista e focalizações, os universos nos quais as personagens se movem, pontuando o texto com expressividade e ternura.”
Ana Margarida Ramos in www.casadaleitura.org


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com o Natal
nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário