quinta-feira, 20 de junho de 2013

Expressões com história de Alice Vieira


Um livro de Alice Vieira com ilustrações de Ricardo Cabral, editado pela Texto Editores em 2012.

“Na casa do Pedro há tantas histórias para contar como perguntas ele tem para fazer. No meio de conversas quotidianas, surgem expressões idiomáticas que o Pedro não consegue perceber e que dão azo a risota e a histórias que até metem Romanos e dinossáurios! Porque há sempre uma explicação para as frases que usamos mesmo sem saber porquê.
E, como de pequenino é que se torce o pepino, o Pedro vai ficar a saber porque é que se exclama «Eureka!», se corre a «tirar o pai da forca», se dizem coisas «com sete pedras na mão» ou se «fazem ouvidos de mercador». 
Com a mestria das palavras de Alice Vieira e a magia das ilustrações de Ricardo Cabral, este livro explica-nos em pequenas histórias o significado e a origem destas e de tantas outras expressões, que tu, tal como o Pedro, certamente já ouviste.”

"Tirar o cavalinho da chuva"
Começa assim:

"Tudo começou quando uma noite, ao jantar, o meu pai, pelo meio da conversa, 
disse uma frase que eu não entendi, e eu lembrei-me de exclamar:
- O quê?!
Eu já devia saber que nunca se pergunta «o quê?» a um adulto, porque
de repente todos descobrem a sua vocação para professores e ficam
horas a explicar.
Nós já percebemos tudo - e eles ainda explicam.
Nós já saímos da sala - e ainda os ouvimos a explicar.
Nada a fazer, adulto é assim mesmo.
E a partir dessa noite, mesmo que eu não perguntasse «o quê?», assim 
que alguém lá de casa dizia uma frase mais estranha, aproveitava logo
para me dar uma lição.
Aqui para nós, que eles não me ouvem, confesso: às vezes até tinha graça...
E sempre servia para eu me armar em bom com a setôra de Português, 
que está sempre a dizer que eu tenho falta de leituras..."


Não perceber patavina, Andar à nora, Ouvidos de mercador, Cor de burro quando foge, Pôr as mãos no fogo, Dar a mão à palmatória, À grande e à francesa e A pensar morreu um burro são algumas das histórias que podemos ler...
Histórias com expressão e Expressões com história... para ler e partilhar!

Disponível na Rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário