quinta-feira, 18 de abril de 2013

Portugal: 8 séculos em B. D. da autoria de Maria da Conceição Fernandes

Desenhos de José Morim editado pela Porto Editora em  1994

"Escrevemos e desenhámos assuntos emocionantes, aventuras verdadeiras, factos que se passaram há muitos, muitos anos, e outros há bem pouco tempo. Tudo isto vos ajudará a compreender melhor como viveram os homens que formaram Portugal.

A Península Ibérica de que é parte integrante o Portugal de hoje, foi habitada por povos muito diversos.

Os historiadores falam-nos dos Lusitanos, que habitaram a Península, e de outros povos que foram chegando; vieram os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses que desejavam comerciar.

Depois, vieram os Romanos, que foram, sem dúvida, os mais importantes, porque, tendo conquistado a Península, organizaram a vida desta região. Ensinaram a sua língua e costumes aos indígenas e de tal maneira ajudaram ao desenvolvimento dos povos peninsulares, que quando chegaram os Suevos e os Visigodos foram este que aprenderam a língua dos Romanos e a sua forma de organizarem a vida. Em seguida, surgiram os Árabes, povo muito instruído, mas... o seguimento desta história verdadeira, vamos vê-la através dos desenhos deste livro.

Podem no entanto ficar, desde já, a saber que a Arábia é um deserto no sudoeste da Ásia, junto à Africa e com grandes dificuldades de desenvolvimento, pois os terrenos que se podem cultivar são muito pobres.

Os Árabes precisavam de partir para outros lugares onde pudessem dedicar-se à agricultura..."
(...)




"Portugal livre e democrático, já pode associar-se a instituições internacionais.
Começa por integrar-se no Conselho da Europa e, em 1986, adere à Comunidade Económica Europeia, onde é, hoje, membro de pleno direito."
Fonte: interior do livro 


Obra disponível na Rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário