segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os músicos de Bremen dos irmãos Grimm

"O burro, o cão, o gato e o galo, desprezados pelos seus donos, encontram-se na floresta e resolvem dirigir-se à cidade de Bremen para se tornarem músicos. As belíssimas ilustrações de Lisbeth Zwerger distinguem esta cuidada edição da conhecida história dos irmãos Grimm."
Fonte: contracapa do livro



"Era uma vez um homem que tinha um burro. Durante muitos anos tinha este burro carregado infatigavelmente os sacos de milho até ao moinho. Mas as suas forças estavam s ir-se e ele estava cada vez menos capaz de trabalhar.
Então o dono começou a pensar em como poupar na comida.
O burro, porém, percebeu que não o esperava coisa boa e fugiu, pondo-se a caminho de Bremen. Aí, pensou ele, podia certamente ser músico.
Após andar um bocado, entrou um cão de caça estendido na estrada, a arfar como se tivesse corrido até mais não poder.
«Porque é que estás a arfar tanto, meu amigo?», perguntou o burro.
«Ah", respondeu o cão, «como estou velho, cada dia mais fraco e já não sou capaz de caçar, o meu dono queria matar-me. Por isso pus-me em fuga. Mas que hei-de fazer agora para ganhar o meu sustento?»
«Sabes que mais?», disse o burro. «Eu vou para Bremen, para ser músico. Vem comigo e faz-te também músico. Eu tocarei alaúde e tu bates nos címbalos».
O cão ficou satisfeito com a proposta e puseram-se a caminho juntos. Não demorou muito até encontrarem um gato sentado no caminho, com cara de segunda-feira.
(...)«Quem é que consegue estar feliz, quando tem o pescoço em perigo?»


(...) «Ah, crista vermelha», disse o burro, «fazias melhor em vir connosco, coisas melhores do que a morte encontras tu m qualquer lado. Tu tens boa voz e, se fizermos música juntos, isso terá a sua arte».
(...) Puseram-se então a caminho do sítio de onde vinha a luz e, pouco depois, viram-na brilhar com mais força e crescer cada vez mais, até que chegaram a uma casa bem iluminada que pertencia a uns ladrões."

Ilustrações de Lisbeth Zwerger
Editado pela Ambar em 2007

E para saberes o desfecho desta história requisita o livro na
Rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário