segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sonhos de Natal de António Mota

Durante o mês de Dezembro as nossas sugestões de leitura vão estar relacionadas com o Natal!
Leituras para ler em família com muita magia e fantasia!
Boas festas!
Sonhos de Natal um livro de António Mota
com ilustrações de Júlio Vanzeler, editado pela Gailivro em 2003

  “Eu nasci e vivi alguns anos numa aldeia muito pequena escondida por uma enorme mancha de altos pinheiros e carvalhos gigantescos. Pedra de Hera era o nome dessa aldeia.
Todos os anos, com a chegada do Outono, da chuva e dos fortes ventos, as castanhas desprendiam-se dos redondos ouriços que enfeitavam os castanheiros centenários que havia espalhados por toda a Pedra da Hera.


      (…) Com ao passar dos dias e das noites cada vez mais frios, a chuva e as medonhas rajadas de vento punham as copas das árvores a abanar e faziam calar o canto dos pássaros. (…)
      Nós, as crianças, começávamos a dar gargalhadas e a saltar de contentes porque sabíamos que a neve não demoraria a chegar. Flocos ainda mais brancos que as rocas de açúcar desceriam das nuvens, bailariam no ar e cairiam no chão (…).
     Eu gostava muito do senhor Afonso e achava normal que ele tivesse quarenta mais trinta anos. Também achava natural que ele brincasse connosco, nos fizesse brinquedos de madeira, e que, de vez em quando, nos chamasse para dentro da sua cozinha escura e pobre e nos oferecesse pataniscas de bacalhau tão bem fritas e tão saborosas como só ele sabia cozinhar. Nem a minha avó era capaz de fazer pataniscas tão boas como as do senhor Afonso (…).
    Quando vinha muita neve, nós não íamos à escola, que ficava muito longe da nossa aldeia, e o Senhor Afonso também saía de casa para nos ajudar a fazer um grande boneco de neve. (…)



    Quando vinha a noite, eu ficava muito ansioso. O que eu mais queria era ver o nosso boneco de neve a voar. (…)
    O meu pai estava a trabalhar no Brasil. Fora para lá três meses depois de eu ter nascido. Era o que a minha mãe contava.
     - Um dia ele aparece por aí – dizia a avó Mariana.
     (…) Uma semana antes do Natal os dias andam ainda mais vagarosamente que minúsculos caracóis. E dentro de nós vai crescendo uma vontade muito grande de ir ao calendário e apagar todos esses dias.(...)
     Contava o Pedro que na noite de Natal do ano anterior, depois de se deitar na cama, ouviu, a meio da noite, um barulhinho muito estranho. (...) Quando lé chegou ficou sem poder falar nem mexer-se quando viu uma luz a desparecer pela chaminé. Apesar da luz ser muito intensa, ainda teve tempo de ver os pés pequeninos do Menino Jesus."
 

”Excelente livro cuja história se passa numa aldeia longínqua onde o Inverno chega mais cedo. Quando as férias de Natal de Manuel e das outras crianças se aproximam, a expectativa de que o Natal chegasse mais rápido é cada vez maior. Os preparativos para o Natal concediam a este ambiente caseiro uma atmosfera harmoniosa, em que as crianças faziam os pedidos ao Menino Jesus. Mas no fim há uma surpresa: o pai de Manuel regressa do Brasil, onde estava emigrado, na noite de Natal.”

Fonte: Wook
 
Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário