E porque Novembro está associado ao Dia de todos os santos - Halloween está patente na sala infantil e juvenil uma exposição que reúne sugestões de leitura com contos e histórias de arrepiar. Bruxas e feitiços, palavras e poções mágicas, crónicas de vampiros, mansões assombradas, aventuras, peripécias e muitos feitiços… Para que possas aprender mais sobre esta tradição, apresentamos de seguida algumas curiosidades sobre o primeiro dia de Novembro:
- Se reparares no calendário da Igreja, cada dia tem o seu santo. No entanto, há mais santos do que os 365 dias do ano... Por isso a Igreja Católica escolheu o dia 1 de Novembro para os honrar a todos. Daí ser "Dia de Todos os Santos".
- No início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro como "O Dia de Todos os Santos". No século X, a Igreja dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos.
Halloween - A Noite das Bruxas
- Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (dos Mortos) passaram a fundir-se numa mesma tradição.
- Acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
- Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
- Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
- E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.
- Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida.
E para que esta seja uma noite especial entra na aventura, convida os teus amigos
e partilha histórias de arrepiar!
e partilha histórias de arrepiar!
Sem comentários:
Enviar um comentário