quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Hallowen"

E porque Novembro está associado ao Dia de todos os santos - Halloween está patente na sala infantil e juvenil uma exposição que reúne sugestões de leitura com contos e histórias de arrepiar. Bruxas e feitiços, palavras e poções mágicas, crónicas de vampiros, mansões assombradas, aventuras, peripécias e muitos feitiços… Para que possas aprender mais sobre esta tradição, apresentamos de seguida algumas curiosidades sobre o primeiro dia de Novembro:
  
Dia de Todos os Santos

- Se reparares no calendário da Igreja, cada dia tem o seu santo. No entanto, há mais santos do que os 365 dias do ano... Por isso a Igreja Católica escolheu o dia 1 de Novembro para os honrar a todos. Daí ser "Dia de Todos os Santos".

- No início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro como "O Dia de Todos os Santos". No século X, a Igreja dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos.


Halloween - A Noite das Bruxas

- Sabes de onde vem a palavra Halloween? É que Dia de Todos os Santos diz-se em inglês All Hallows Day. Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!

- Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (dos Mortos) passaram a fundir-se numa mesma tradição.

- Acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
- Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.

- Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.

- E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.

- Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida.

Fonte: site JUNIOR.TE.PT, gerido pelo Grupo Texto Editores. Disponível em: www.junior.te.pt


E para que esta seja uma noite especial entra na aventura, convida os teus amigos
 e partilha histórias de arrepiar!

Sem comentários:

Enviar um comentário