Após uma sessão de leituras partilhadas na Biblioteca Escolar de Arganil, a turma do 4º A e tendo como mote o livro “A ilha das palavras” de José Jorge Letria, criou um texto que surgiu dum conjunto de palavras. Palavras pronunciadas e escolhidas por cada aluno de acordo com a história ouvida: amizade, harmonia, amor, livro, felicidade, alegria, histórias, serenidade, carinho, poesia, simpatia, multicolor, liberdade, curiosidade, igualdade, contos, paz, fantasia, imaginário, escritor, encantado, literatura, excêntrico, brisa e verdejante.
De seguida, a Prof. Graça Moniz desafiou-nos a construir, em poucos minutos, um texto que resultou neste bela história que passamos a partilhar:
“Era uma tarde de Primavera, corria uma brisa fresca que fazia mexer as ervas verdejantes. À nossa volta havia harmonia, liberdade, respirava-se paz, amor e muito carinho. Neste cenário havia curiosidade de inventar contos, contar histórias que tínhamos aprendido em livros de escritores famosos, criar poesias onde a felicidade e a simpatia reinava num jardim multicolor. Jardim onde as crianças brincavam com amizade e alegria a jogos excêntricos e encantadores que desenvolviam o nosso pensamento, o nosso imaginário, o mundo da fantasia que nos levava ao gosto pela literatura de qualidade, que em cada um de nós desenvolvia serenidade e gosto pelo saber de novas coisas aprender.
Esta foi a viagem maravilhosa à Ilha das palavras que nos pôs a pensar para esta história criar.”
Momento que reflecte o gosto que todos sentimos pelos livros e as leituras, onde enriquecemos a nossa imaginação e criatividade, partilhamos leituras e saberes, experiências e sentimentos…
Sem comentários:
Enviar um comentário