quinta-feira, 17 de maio de 2012

O 25 de Abril na Biblioteca Escolar de Folques

 No dia 26 de Abril visitamos a Biblioteca Escolar de Folques e os alunos do 4º ano falaram-nos do 25 de Abril de 1974. Contaram e partilharam a história do 25 de Abril e recorreram à leitura do livro “Romance do 25 de Abril” escrito por João Pedro Mésseder para ilustrar o acontecimento. De seguida, apresentaram cartazes elaborados pela turma com textos e imagens alusivas ao tema, acompanhados de livros sobre o 25 de Abril. Exposição que está patente na Biblioteca Escolar a todos os visitantes.


A informação oferecida pelas crianças foi muito interessante! Fizeram uma viagem pelo regime que vigorava antes da Revolução: a ditadura e falaram de como era difícil a vida das pessoas, o facto das crianças não poderem frequentar a escola porque eram obrigados a trabalhar e da falta de informação que perdurava naqueles tempos. Muitas curiosidades foram referidas acerca do dia da Revolução! No final, cantaram a música Uma Gaivota voava… voava e a Grândola Vila Morena de Zeca Afonso.

Livros lidos pelas crianças acerca do 25 de Abril.

Os alunos do 3º ano apresentaram a biografia da Sophia de Mello Breyner Andersen, autora de vários contos infantis. Após a pesquisa, os alunos elaboraram cartazes com a vida e obra da escritora que está exposta na Biblioteca escolar. Esta exposição é fruto do trabalho realizado no âmbito dos livros de leitura orientada do Plano Nacional de Leitura: “A menina do mar”, “O rapaz de bronze” e “A fada Oriana”.
Apresentação da biografia da escritora.
Alguns das obras escritas pela Sophia de Mello Breyner Andersen
e estudadas pelos alunos da EB1 de Folques.

Agradecemos o empenho dos alunos da EB1 de Folques, Jardim-de-infância e respectivas professoras na apresentação dos trabalhos na Biblioteca da Escola.
Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário