segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como o pai e a mãe se apaixonaram: sugestão de leitura

Como a Mãe e o Pai se Apaixonaram

A Mãe gostava de tudo o que era colorido, e o Pai gostava de tudo o que não tinha cor. Os dois não poderiam ser mais diferentes um do outro. Até que, no dia em que se conheceram por acaso, o Pai ficou muito corado e a Mãe ficou muito pálida. Quando o médico lhes garantiu que não estavam doentes a verdade tornou-se evidente: estavam apaixonados, claros!
            

A Mãe pendurou os seus vestidos…
O Pai arrumou os sacos coloridos em forma de coração…

Há muito tempo, quando os meus pais eram pequeninos, eles não se conheciam. A mãe gostava de tudo o que era colorido, e o Pai gostava de tudo o que não tinha cor. (…) A Mãe cresceu, o Pai cresceu, e tornaram-se adultos. Foram viver para a cidade para trabalhar. (…) No Inverno, a Mãe sentava-se à janela e esperava pelo regresso das cores. Ah, que bom seria ter um marido que dançasse comigo e desarrumasse tu do, pensava ela. Para o pai o Verão era demasiado colorido. Ele andava sempre à procura de uma sombra. Ah, que bom seria ter uma mulher que gostasse de ficar em casa comigo e que soubesse jogar xadrez, pensava ele.
A Mãe e o Pai sentiam-se sozinhos.
À noite, olhavam para o mesmo céu.
Será que não existe ninguém no mundo parecido comigo?, perguntavam eles.
Certo dia, o Pai ia pela rua fora, com cuidado para não pisar os riscos do passeio.
A Mãe estava atrasada, como de costume, e ia a correr, atém que avistou um pássaro invulgar no céu e parou de repente. E depois… à esquina… catrapum! Levantaram a cabeça e viram-se.”

In Como a mãe e o pai se apaixonaram
Texto e ilustrações de Katharina Grossmann-Hensel, um livro editado pela Presença em 2006.

Estamos apaixonados!
Num maravilhoso livro infantil vamos ao encontro de uma menina curiosa por saber como os seus pais se sentiram tocados pelo poder do amor. Através de uma linguagem simples e acessível às crianças e num registo divertido e bem humorado, conta-nos o percurso da mãe e do pai desde a altura em que eram solteiros até ao momento em que as suas vidas se cruzaram ocasionalmente mudando para sempre os hábitos de cada um. A mãe que gostava de cores, passou a apreciar o preto e branco, e o pai mais cinzentão, arrumado e pouco dado a novas experiências, passou a comportar-se como um adolescente. Estas repentinas alterações de personalidade levam ambos a consultar o médico que os aconselha a apanhar ar fresco. Cada vez mais juntos, percebem que afinal a causa dos sintomas é puramente sentimental: estão apaixonados.
Fonte: WooK


A escritora e ilustradora



Katharina Grossmann-Hensel nasceu em 1973 em Mülheim an der Ruhr. Estudou ilustração em Hamburgo e  passou três anos em Paris e lá publicou o seu primeiro livro. Actualmente é escritora e ilustradora freelancer em Berlim e trabalhou para vários editores.



Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e a leitura com apoio do professor ou dos pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário