segunda-feira, 8 de julho de 2024

"Plasticus Maritimus", um livro de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins


"Plasticus Maritimus"
Texto de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo P. Carvalho
Editado por Planeta Tangerina em 2018

Começa assim:

" Uma coisa boa do tempo em que vivemos é podermos conhecer relativamente bem alguns dos problemas que há para resolver.
É um grande benefício  em relação a outras épocas da História em que havia menos comunicação ou em que a Ciência estava muito menos desenvolvida. Ou seja, hoje, se nos interessamos pelo planeta e por todos os que o habitam, conseguimos mais facilmente saber o que é que se passa. Os cientistas estudam os problemas e recolhem dados, muitas vezes até já encontraram soluções e isso é uma vantagem enorme."

Fonte: interior do livro


Ilustrações de Bernardo P. Carvalho

Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e coletava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico.
Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus Maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

Inspirado neste projeto, este livro contém informações sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de coletar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança. O Plasticus maritimus merece ter os dias contados!

A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão para os oceanos. O equivalente a um caminhão cheio de plástico, por minuto!
Já é hora de fazermos alguma coisa.

Fonte: Wook

Ilustrações de Bernardo P. Carvalho


Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário