sexta-feira, 8 de maio de 2020

"Viagem ao Património Português", um livro de Rita Jerónimo

"Viagem ao Património Português"
Texto de Rita Jerónimo e ilustrações de Alberto Faria~
Editado por Fábula em 2018

Começa assim:

"Mal passam a porta de desembarque, 
Sara e o Tomás procuram logo pelos avós.
- Ali estão eles! - grita a Sara, entusiasmada.
As crianças correm na direção do casal, que de imediato os recebe e abraça fortemente.
- Meu Deus, vocês estão tão crescidos! - dizem em uníssono os avós, com a voz embargada pela emoção de rever os seus netos ao fim de quase um ano de separação.
- Eu cresci oito centímetros este ano! - afirma o Tomás, esticando-se em bicos de pés, orgulhoso. - Deve ser por causa da comida inglesa..."
Fonte: interior do livro

Ilustrações Alberto Faria

O património é aquilo que herdamos dos nossos antepassados, que é transmitido entre gerações e que as pessoas reconhecem como parte da sua história e da sua cultura.»
Os avós da Sara e do Tomás desafiaram os netos para uma viagem à descoberta do património cultural português reconhecido como Património da Humanidade pela UNESCO. Ao longo do passeio vão ficar a conhecer a Paisagem do Douro Vinhateiro, os Bonecos de Estremoz, o Convento de Cristo, o Fado, entre muitos outros tesouros do nosso país.

Ilustrações Alberto Faria

As ilustrações bem-humoradas de Alberto Faria, combinadas com o rigor e a criatividade do texto de Rita Jerónimo, tornam esta viagem inesquecível para leitores de todas as idades.
E no final, as observações divertidas e curiosas dos irmãos e as explicações simples, e cheias de sabedoria, do avô Zé e da avó Alice vão deixar saudades.
Afinal, a saudade é ou não é um património cultural imaterial português?
Fonte: Wook

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário