quinta-feira, 21 de novembro de 2019

“Somos Amigos?” de Anabel Fernández Rey


Somos Amigos?
Texto e ilustrações de Anabel Fernández Rey
Editado pela Kalandraka em 2016

Começa assim:


"— Não quero comer legumes.
Tu, que és tão comilão, ajudas-me?

— Quero chegar muito alto. 
Tu, que tens tanta força, ajudas-me?"


"Somos amigos?" é um álbum ilustrado direcionado para pré-leitores e primeiros leitores que aborda a construção da amizade entre um menino e um urso: duas personagens à partida muito diferentes, mas que irão complementar-se ao ajudarem-se mutuamente.


Anabel Fernández Rey estrutura a obra em duas partes, mostrando os diferentes pontos de vista, os desejos e as necessidades dos dois protagonistas perante situações do quotidiano. Ainda que por vezes tenhamos de fazer coisas pelos outros, que não nos apetece ou que nos custam, a verdade é que é nessas alturas que lhes demonstramos a nossa verdadeira amizade: como a entrega, a cooperação ou a generosidade sem egoísmo. É ajudando-nos uns aos outros nas adversidades que fortalecemos os nossos vínculos afetivos, e isto por muito diferentes que sejamos ou por mais distintas que sejam as nossas capacidades.

Texto e ilustração dialogam no livro de tal forma que as imagens têm tanto impacto como as palavras - ou talvez mais, nas duplas páginas sem texto -, o que abre a leitura a diversas interpretações e conclusões.

O diálogo entre as personagens estabelece-se com palavras e gestos: um verbaliza os seus desejos, ao passo que a resposta do outro se intui através da sua expressividade.

Cores e pinceladas suaves constituem o principal traço artístico desta obra, a par da sua variedade de planos e do jogo estabelecido com a linguagem não verbal.

Fonte: Wook

Ilustrações de Anabel Fernández Rey

Recebeu a menção honrosa do VII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados.


Obra disponível na Rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário