quarta-feira, 6 de março de 2019

"Então, morde?", um livro de Jean Gourounas


"Então, morde?"
Texto e ilustrações de Jean Gourounas
Editado pela Bizâncio em 2018

O Pinguim tenta pescar no seu buraco no gelo, só que o peixe não morde.
Qual será o mistério?

Junta-te a esta trupe de amigos polares que se reúnem, tagarelam, dão palpites e irritam o Pinguim até que... se ouve qualquer coisa debaixo do gelo!

Fonte: contracapa do livro

Ilustrações de Jean Gourounas

"Jean Gourounas envolve-nos num mistério à volta de uma pescaria no gelo. O pinguim está a tentar pescar, mas o peixe não quer morder. Os seus amigos aproximam-se, um de cada vez, e questionam “Então, o que fazes?”, ou “Então, o que se passa aqui?”, e vão ficando à espera do resultado da pescaria. Impacientes, vão questionando insistentemente o amigo pinguim
Então, porque é que o peixe não morde?
 – Não sabemos!”. A intriga aumenta, mas nada acontece. Perplexos lá tratar de ir dizendo: 
Passa-se aqui qualquer coisa muito esquisita!”. E, Se pudessem ver o que entretanto se está a passar debaixo de água, ficariam ainda mais surpreendidos.

O leitor é convidado a assistir à divertida e misteriosa pescaria ao longo de um texto marcado pela originalidade e criatividade, apresentando-se como uma bem-humorada animação, de ritmo de lento.

A ilustração da primeira página dá destaque à personagem principal, o Pinguim, que pacientemente aguarda que o peixe morda no anzol. À medida que novos amigos surgem, a mancha gráfica fica preenchida de forma harmoniosa e, oscilando entre grandes planos e o modo zoom, podemos observar minuciosamente as expressões hilariantes de todos amigos.

As ilustrações de página dupla, elegantes e ousadas, são exibidas numa paleta de cores limitada, variando entre os tons terra, o azul pálido e o branco, induzindo-nos a sensação de um inverno bem frio. Isto enquanto nos envolve numa misteriosa pescaria."

Fonte: http://deusmelivro.com



Jean Gourounas é um autor e ilustrador francês.
Gosta de sítios frios e adora construir iglus no quintal, mas ainda lhe falta pescar num buraco no gelo. Jean escreveu e ilustrou mais de 20 livros infantis. 

Fonte: interior do livro

Livro disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário