terça-feira, 23 de outubro de 2018

"Nasredin & o seu Burro", um livro de Odile Weulersse

"Nasredin & o seu Burro"
Texto de Odile Weulersse e ilustrações de Rébecca Dautremer
Editado pela Educação Nacional em 2008

No mercado, Nasredin estende o seu velho tapete e apregoa bem alto a qualidade dos seus produtos. Entretanto, o seu burro desaparece misteriosamente. Para desmascarar o culpado Nasredin decide inventar uma terrível história...

Ilustrações de Rébecca Dautremer

"Tendo, uma vez mais, como protagonista Nasredin, um menino, pequeno e sagaz, de origem oriental, este é um conto exemplar tanto do ponto de vista da construção diegética e do próprio discurso literário, como ao nível da configuração visual. 
Neste livro, conta-se a história de uma criança que, tendo de ir ao mercado vender e comprar alguns produtos, depara com uma situação difícil - o roubo do seu burro. Com imaginação e uma extraordinária capacidade de reacção ao imprevisto, consegue, sozinho, resolver o seu problema. Nesse momento e para desmascarar o ladrão, é determinante o seu dom natural para inventar e contar histórias. 
Ambos os textos, o verbal e o pictórico, recriam, com particular verosimilhança, a cor local e o ambiente exótico em que decorre a acção. O primeiro, o linguístico, é marcado por uma notória expressividade, pelo recurso a estratégias como o humor, o discurso directo, a metáfora, a comparação, a hipérbole e a adjectivação. 
Já o segundo ou o pictórico destaca-se pela forma apelativa como são representados o cenário e o seu carácter exótico, os principais momentos da acção, nomeadamente os de tensão e, em especial, as figuras humanas, cuja emotividade transparece dos rostos e gestos. Nota máxima para este belo volume. "

Por Sara Reis da Silva in www.casadaleitura.org

Fonte: interior do livro


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ano de escolaridade

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário