sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

"O convidador de pirilampos", um livro de Ondjaki

"O convidador de pirilampos"
Texto de Ondjaki e ilustrações de António Jorge Gonçalves
Editado pela Caminho em 2017

"- Não achas que podem ficar tristes, esses pirilampos dentro de uma gaiola que fica dentro do teu quintal?
- Se estivessem tristes, acho que não brilhavam assim.
- E se estiverem a brilhar de tristeza? - perguntou o Avô.
- Não tinha pensado nisso."

Fonte: contracapa do livro



"O convidador de pirilampos" é o resultado de uma nova colaboração entre aqueles dois autores, cinco anos depois de "Uma escuridão bonita". Os dois títulos fazem parte de uma série batizada por Ondjaki de "Estórias sem luz elétrica", da qual faz parte também o romance juvenil "A bicicleta que tinha bigodes" (2011).

Neste novo livro existe um menino que vive com o avô, perto da Floresta Grande, onde há pirilampos cintilantes. Nela, o rapaz experimenta os engenhos que inventou para apanhar pirilampos e assim iluminar as noites escuras.
Entre as invenções que `cientistou` estão um "aumentador de caminhos", um "unóculo para ler o brilho dos pirilampos" e um "convidador", ou seja, uma gaiola para apanhar aqueles insetos e com os quais tentará comunicar, em código morse.




Com ilustrações feitas num jogo de sombras em fundo negro, a representar a noite e a floresta escura, "O convidador de pirilampos" tem subjacente a relação entre humanos e a natureza, os laços familiares, a criatividade e alguns dos medos associados à infância.

Ondjaki, pseudónimo literário do escritor angolano Ndalu de Almeida, é autor de mais de uma dezena de obras literárias, entre poesia, romance, teatro, contos e vários títulos para a infância e juventude, alguns recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

Fonte: www.rtp.pt

Ilustrações de António Jorge Gonçalves

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário