sábado, 27 de maio de 2017

"O homem da nuvem escura" de Inês Vinagre

"O homem da nuvem escura"
Escrito por Inês vinagre e ilustrado por Sebastião Peixoto
Editado por Opera Omnia em 2010

“No cocuruto da cabeça esse homem tinha, não um boné, não uma madeixa de cabelo despenteado, não um piolho, mas sim um pequeno orifício do tamanho de uma moeda de cinco cêntimos.
E desse orifício, do tamanho de uma moeda de cinco cêntimos, saía uma espantosa nuvem espessa e escura, que fazia com que, por onde quer que o homem andasse, fizesse o que fizesse, lhe seguisse um rasto de intensa chuva, frio, vento e trovoada.”

Fonte: contracapa


 Começa assim:

"Este livro não inclui princesas, nem dragões, fadas ou anões, monstros ou mexilhões. É apenas a história de um homem.” PS: Poderá entrar uma bruxa.


Numa determinada cidade, que aqui não importa referir, num determinado tempo que aqui não interessa dizer, existiu um homema quem todos chamavam o homem da nuvem escura.

À primeira vista, o homem da nuvem escura era daquele género de pessoas, que poderíamos classificar de “normais”.
Dois olhos do tamanho do costume, uma boca igual à de toda a gente, um par de orelhas, nem grandes nem pequenas, e, para completar o quadro, um nariz absolutamente vulgar. Não era velho, mas também não era novo. Nem alto, nem baixo, nem gordo, nem magro, nem bonito, nem feio. Normal.

Ninguém lhe conhecia nome, idade, família ou profissão e demorou bastante para se descobrir onde morava. Para todos, sem excepção, era apenas o homem da nuvem escura. Assim, sem tirar nem pôr, sem direito sequer a um nome com letra maiúscula.
(...)"

Fonte: interior do livro

Ilustrações de Inês Vinagre

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ano de escolaridade


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário