sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Contos de Ratinhos de Arnold Lobel

"Histórias de Ratinhos"
Texto e ilustrações de Arnold Lobel
Editado pela Kalandraka em 2003

“São histórias perfeitas para ler em voz alta e teatralizar a leitura enquanto as crianças observam as ilustrações, intimamente ligadas ao texto. O seu estilo é preciso e eficaz. Com poucas palavras expressa o essencial, criando uma atmosfera perfeita para conduzir o relato com agilidade e emoção.”


Começa assim:

- Papá, já estamos
todos na cama
- disseram os ratinhos - .
Anda, conta-nos uma história.

- Farei algo melhor
- disse o Papá -.
contar-vos-ei sete contos,
um para cada um,
se me prometerdes
adormecer mal eu acabe.

- claro que o faremos.
- disseram eles.
e o Papá começou...

Fonte: interior do livro

O autor e o ilustrador: 

Arnold Lobel nasceu em Los Angeles em 1933. Aos 5 anos, os seus pais separaram-se e a sua mãe voltou para Nova Iorque. Em 1955, licenciou-se em Belas Artes no Instituto Pratt de Brooklyn. Em 1970, os editores de Harper encomendaram-lhe uma nova coleção para os primeiros leitores, fácil de ler, com frases curtas e, obviamente, ilustrada: 'I can read books'. Assim surgiram as suas famosas personagens Sapo e Sepo.
Lobel morreu muito cedo, em 1987, deixando 28 títulos próprios e até 70 trabalhos de ilustração para livros de outros autores. Foi premiado com o Caldecott Honour Book, o Christopher Award, o Caldecott Award e o Newbery Honour Book, entre outros reconhecimentos.
Lobel era uma criança pequena e estava frequentemente doente, mas adorava desenhar e contar histórias, o que o ajudou na escola quando era intimidado pelas outras crianças. Grande observador da psicologia infantil, Lobel mergulha sempre nos receios, alegrias e sentimentos da infância.

In http://www.imaginarium.pt

Para ler em:


“Que sorte ir para a cama com uma história, mas se forem sete, ainda melhor! 
Uma jóia para qualquer biblioteca.” 

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário