sexta-feira, 27 de maio de 2016

As Prendas de Anos, um livro de Paul Stewart

"As Prendas de Anos"
Texto de Paul Stewart e ilustrações de Chris Riddell
Editado pela Caminho em 2003

"O Coelho e o Ouriço não sabem quando fazem anos. Por isso decidem festejar os anos já amanhã. Mas o que hão-de dar um ao outro de prenda? Ambos encontram a solução perfeita — mas não pelas razões que tinham imaginado...           
A primeira história do Coelho e do Ouriço, Um Bocadinho de Inverno, já editada nesta colecção, foi publicada com grande êxito em dez países.”

Fonte: contracapa
Começa assim:

“- Ouriço - disse o Coelho. - Quando fazes anos?
- Não sei - respondeu o Ouriço.
- Eu também não sei - suspirou o Coelho.
- Se eu não sei quando é que faço anos - disse o Ouriço -, como é que tu havias de saber?
- O que eu quero dizer - disse o Coelho - é que não sei quando eu faço anos.
- Ah - disse o Ouriço.

Enquanto olhavam para o sol a pôr-se por trás das árvores, o Ouriço e o Coelho pensavam com tristeza em todos os dias de anos que nunca haviam de ter.
(...)”


Fonte: interior do livro


“Apelando à tolerância perante a diferença e ao respeito pelas especificidades de cada uma das espécies, a narrativa As Prendas de Anos recria, através de personagens animais, a mundividência e os comportamentos infantis, muito marcados pelo egocentrismo e pela dificuldade em perspectivar a realidade a partir do ponto de vista do outro. As ilustrações recriam com muitos pormenores as personagens e os espaços por onde elas se movem, promovendo a identificação imediata por parte dos leitores e seguindo as características da escola anglo-saxónica de ilustração iniciada por Beatrix Potter e que continua a fidelizar leitores e admiradores um pouco por todo o mundo. É particularmente relevante a forma como é representada a diferença entre o dia e a noite através da variação cromática e da representação das sombras e dos reflexos valorizando a importância da presença ou ausência da luz, assim como dos espaços que representam os habitats dos dois protagonistas, o coelho e o ouriço.”

In www.casadaleitura.org por Ana Margarida Ramos 

 Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário