segunda-feira, 5 de maio de 2014

Comemorações do Dia Mundial do Livro

   E porque se comemorou o Dia Mundial do Livro a conversa e o debate sobre a importância do livro e da leitura começou bem cedo no dia 23 do mês passado.
   Na Biblioteca Escolar as crianças do pré-escolar deram a sua opinião acerca da leitura: ler é importante para todos nós! A história da Matilde – Brinca com as letras abordou o significado da escrita: brinca-se com as letras da sopa, lêem-se fotografias, imagens e tudo o que nos rodeia. Lê-se os recados para os pais e as histórias para adormecer…


   À tarde, na Biblioteca Municipal a conversa sobre livros e leituras fez-se num ambiente informal com os jovens que frequentam a sala infantil e juvenil. Leram-se livros, revistas, partilharam-se ideias e opiniões.
   De forma generalizada, os jovens asseguram que ler um livro impresso é mais divertido! Não descurando o computador, os tablets e os ebooks que permitem a leitura de mais obras e textos porque é mais rápido aceder a eles. “Se estamos em casa descarregamos logo para o nosso tablet ou leitor de ebook e por vezes existem livros novos que a Biblioteca pode não ter ”. 
   Contudo, alguém comentou no desenrolar da conversa, que às vezes a leitura é aborrecida. Várias opiniões ressaltaram no momento e a que sobressaiu afirmou um dos direitos inalienáveis do leitor (Daniel Pennac) “O direito de não ler”. Como referiram, se o livro não nos agrada por razões diversas pode ser substituído por outro. E a biblioteca tem um papel fundamental porque apresenta livros de todos os géneros, gostos e interesses e que podem ser requisitados.


    Iniciámos a sessão com a leitura do livro “Isto é um livro” de Lane Smith. O autor escreve sobre livro e o computador: as diferenças e semelhanças, vantagens e desvantagens. 
Leituras e conversas que demonstram que a leitura é fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento da personalidade, alimento da imaginação e da criatividade, essencial para viver na sociedade atual.




Ler e partilhar!

Boas leituras!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário