terça-feira, 5 de novembro de 2013

A Bruxa Esbrenhuxa de Margarida Castel-Branco

Texto de Margarida Castel-Branco e ilustrações de Carla Antunes.
Um livro editado pela Verbo em 2004.

“Numa ida ao cabeleireiro com o seu gato Fagotes, a Bruxa Esbrenhuxa fica a saber que o Rei vai organizar um baile em honra do príncipe Lindo, que tem andado muito triste. As duas princesas mais velhas também vão arranjar o cabelo e logo armam grande discussão, pois querem ambas casar-se com o príncipe... Só falta aparecer a princesa mais nova. Irá a Bruxa Esbrenhuxa ajudar alguma das princesas com a sua magia?

Fonte: Wook

Começa assim:

"Como aquela manhã estava mais fresca, a Bruxa acabou por aceder aos pedidos do seu gato e levá-lo ao cabeleireiro. O Fagotes andava há que tempos desejoso de fazer uma permanente à cauda e ela própria achava-se com as ondas do cabelo muito desfeitas. (...)"


  "Como a Bruxa conhecia quase toda a gente, entrou por ali dentro muito sorridente, a cumprimentar para a esquerda, para a direita, para a frente e para trás.
    Meteu conversa com o Rei, que estava a fazer permanente às barbas, e soube que as duas princesas mais velhas também iam nessa manhã ao Senhor Ezequiel.
      A Bruxa não teve outro remédio senão esperar que o Rei acabasse.


- Afinal o que vem a ser isto? Há mouro na costa?
- Saiba a Doutora Bruxa, que veio no jornal que o Príncipe mais formoso deste mundo, anda melancólico e desinteressado de tudo o que o rodeia. 
(...) - Então, o nosso Rei, pai das princesas, resolveu dar uma baile esta noite em honra do Príncipe, e é por isso que tem havido todo este reboliço (...)


Quando tudo ficou pronto, voltaram para casa e a Bruxa nunca mais pensou no baile do Rei, mas ao lusco-fusco, viu aparecer a Princesa mais velha toda esbrenhaxa."

A Princesa mais velha mandou fazer sete vestidos, mas não gostava de nenhum.
Pediu à Bruxa que lhe arranjasse um novo, mais bonito que os outros...

E a história continua com mais pedidos que a Bruxa se encarregou de os satisfazer...

"Pouco depois apareceu a filha mais nova do Rei, que era diferentes das irmãs como o dia da noite. O que as outras eram de feias, era ela de bonita, o que as outras eram de más, era ela de boa, o que as outras eram de parvas, era ela de esperta. (...)"

A Bruxa deu-lhe alguns conselhos que a Princesa resolveu seguir...

Os convidados começaram a chegar ao palácio do Rei e a Princesa mais nova ainda trabalhava no seu vestido, enquanto as irmãs mais velhas esperavam o Príncipe à porta, todas aperaltadas.

O que será que o Príncipe e a Princesa mais nova estariam a fazer?

Para descobrires esta grande aventura requisita o livro que se encontra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º Ano de escolaridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário