sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia Mundial da Criança

Bom dia! Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança e sugerimos a leitura do livro "Os Direitos das Crianças" escrito por Luísa Ducla Soares e ilustrado por Maria João Lopes. Uma obra editada pela Civilização em 2009.


”No ano em que a ONU comemora 20 anos sobre a Declaração dos Direitos das Crianças, Luísa Ducla Soares explica, aos mais novos, o significado de alguns dos Direitos das Crianças como, entre outros, o direito a ter um nome, a uma educação, à protecção, o direito a ter uma família e a poder brincar. Mas a autora termina lembrando que as crianças têm também deveres. Com ilustrações de Maria João Lopes, este livro é para crianças e adultos.”
Fonte: Wook

Começa assim:
Cada criança é um tesouro. Mas um tesouro frágil. Logo que nasce precisa do amor dos pais, de quem a alimente, a vista, cuide dela. Precisa de uma casa, de ensino, de cuidados médicos para não ficar doente.
Hoje, em Portugal, as famílias, a sociedade e o Governo preocupam-se muito com os mais novos mas nem sempre foi assim…


"Todas as crianças têm direitos. Direitos próprios, enquanto seres humanos e enquanto homens e mulheres em desenvolvimento. A ONU considera esse aspecto tão importante que, há vinte anos, aprovou a Convenção Internacional dos Direitos das Crianças para proteger os bebés e as crianças até aos 18 anos. Mas as crianças têm também deveres. Alguns muito fáceis de cumprir.
Abre este livro para conheceres os principais direitos - e deveres - das crianças."

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projectos relacionados com Cidadania na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.

Livro disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Fonte: Contracapa do livro

Sem comentários:

Enviar um comentário