terça-feira, 3 de abril de 2012

Actividades das férias escolares

E para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil as Bibliotecas Públicas do concelho de Arganil divulgaram a mensagem da autoria de Francisco Hinojosa e deram a conhecer a vida e obra do excelente autor e contador de histórias, Hans Christian Andersen.


 Mensagem lida pela Francisca Cruz

Casa do autor
 Hans Christian Andersen

Nasceu em Odense (Dinamarca) a 2 de Abril de 1805. Hans Christian nasceu no seio de uma família pobre, filho de um sapateiro e de mãe lavadeira. Apesar das suas origens humildes, foram os pais, os primeiros, a incentivá-lo a escrever. Aprendeu desde muito cedo a ler e adorava ouvir as histórias que o seu pai lhe contava. Com regularidade ia ao teatro e com o pai construía pequenos teatros de marionetas. Mas já com esta idade, Hans Christian demonstrava aptidão para o teatro e a literatura, possuindo uma formação autodidacta, fruto de abundantes leituras e conhecimentos. Nesta altura, criou uma espécie de “teatro de brinquedos” onde apresentava peças clássicas chegando a memorizar várias peças de Shakespeare e encenava-as com os seus brinquedos. 
Andersen
Devido à sua infância pobre, Hans Christian teve a possibilidade de conhecer os diferentes contrastes que o seu país atravessava, influenciando bastante as histórias infantis e adultas que escreveu durante toda a sua vida. Andersen salientou que a forma de vida em Odense tinha conservado antigos costumes populares e superstições desconhecidas em Odense e, portanto, disponíveis para ele como um estímulo à sua imaginação colorida. Aos 14 anos de idade, Hans Christian viajou para Copenhaga, capital da Dinamarca e conheceu o director do Teatro Real, Jonas Collin (pessoa que financiou os seus estudos desde então). Aqui trabalhou como actor e bailarino e escrevia peças de teatro. Em 1828 entrou na Universidade de Copenhaga e já publicava diversos livros: obras dramáticas, diários, apontamentos de viagens e alguns romances.
A sua obra célebre Contos foi traduzida por um número infinito de idiomas. Publica os primeiros em 1835-1837 e continua a escrever até 1875 somando um total de 156 contos de fadas.

Aqui ficam alguns dos momentos registados durante as actividades:

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho


Biblioteca Municipal Miguel Torga de Arganil


Trabalhos realizados no âmbito da actividade em que cada participante elaborou um desenho ou uma imagem utilizando as novas tecnologias da informação relacionada com
o Dia Internacional do livro infantil.


Boas férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário