terça-feira, 27 de março de 2012

Hoje é o Dia Mundial do Teatro!

E para assinalar a data sugerimos a leitura do livro O adorável homem das neves de António Torrado editado pela Caminho em 1989. Uma peça de teatro para crianças cheia de humor que cativa o leitor e o espectador.

 


“Esta peça, agora reeditada, começa num palco com um excêntrico coleccionador de chapéus, um ajudante de bar de teatro, de seu nome Decas Perna Fina, e a menina dos bengaleiros. Não está mal para começo. Mas, sem mais nem menos, a peça desatina e salta, no tempo e no espaço, até à serra da Estrela. Um autêntico disparate, tanto mais que na serra o Tio Chapeleiro e os amigos não só ensinam a andar como um boneco de neve como travam conhecimento com — calcule-se! — Viriato e os seus valentes guerreiros lusitanos, muito competentemente à trolha com os romanos invasores. Uma coisa sem pés nem cabeça! Mas coisas e loisas que o teatro e os seus mágicos esplendores permitem e fazem brilhar os olhos das crianças”.
Fonte: Wook


Esta peça foi representada pela primeira vez no palco da Cooperativa do Povo Portuense, em Junho de 1985, pela Companhia da Escola de Teatro do Seiva Trupe, numa encenação de José Cayolla.

Livro disponível na rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário