Peter Pan Autor: J. M. Barrie Tradução: Ana Luísa Faria Edição: Público Comunicação SA, 2004 |
" - Vira-se na segunda à direita, e depois segue-se sempre em frente até ser de manhã.
Segundo Peter dissera a Wendy, era esse o caminho para a Terra do Nunca; mas nem os pássaros, munidos de mapas que consultassem nas esquinas ventosas, conseguiriam lá chegar com estas instruções. É que Peter, como calculam, dizia a primeira coisa que lhe vinha à cabeça."
Fonte: contracapa do livro
"Todos se lembram do filme clássico da Disney sobre o rapaz que não queria crescer, mas o livro de J. M. Barrie oferece-nos uma visão mais pungente das vidas de Peter e dos Meninos Perdidos. Nele encontramos as já familiares cenas de Peter a tentar colar a sua sombra no sítio com sabão, a ensinar Wendy a voar, lado a lado com as dificuldades de amor das fadas, e algumas aventuras entre os piratas e os peles-vermelhas na colorida Terra do Nunca.
Todos conhecemos pessoas com o carácter de Peter: irresponsável, esquecido, destemidamente independentemente e vivendo apenas para o momento. Será que permanecerão assim para sempre? Se assim for, o que será deles? Parte da atracção do mundo mágico de Barrie reside na autenticidade das intensas emoções humanas por ele exploradas."
Fonte: Badana do livro
Ilustrações de Isabel Alves/Ilustra.com |
“James Matthew Barrie nasceu em Kirriemuir, na Escócia, em 1860,
filho de um tecelão. Foi educado em Dumfries e Glasgow, e estudou para receber
o M.A. na Universidade de Edimburgo. Começou a trabalhar como jornalista no
Nottinghamshire Journal, e, em 1885, mudou-se para Londres para trabalhar como
escritor por conta própria. A sua terra natal tornou-se o cenário de uma série
de histórias e romances, incluindo o bem acolhido The Little Minister (1861)” (...). Com a morte dos seus amigos íntimos, Arthur e Sylvia llewelyn Davies, Barries torna-se o guardião legal dos seus cincos filhos e Peter Pan surgiu a partir de histórias que ele costumava contar aos miúdos antes de deitar. Primeiramente, surgiu enquanto peça de teatro, em 1904, e depois foi publicada em livro, em 1911. Barrie doou os direitos de representação teatral da peça ao Great Ormond Street Hospital, em Londres, para que as crianças doentes continuassem a beneficiar do seu sucesso até hoje. Recebeu o título de baronete em 1913, recebeu a Ordem de Mérito em 1922, e escreveu ainda muitas peças de sucesso antes da sua morte em 1937."
Fonte: Badana do livro
Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário