"Uma girafa reticulada, uma zebra bem riscada e uma grande caminhada" Texto de Manuela Castro Neves e ilustrações de Madalena Matoso Editado por Editorial Caminho em 2019 |
Uma girafa e uma zebra, por misteriosas artes, aprenderam a ler. Um dia, através do título duma notícia de jornal, tomam conhecimento de que uma selva de betão cresce a poucos quilómetros do mar. Muito curiosas, para verem com os próprios olhos esse novo tipo de selva, empreendem uma longa caminhada. Após várias dificuldades, com a ajuda de duas simpáticas meninas, acabam por chegar ao local.
Uma história que, além de fazer a apologia da leitura e da utilização dos instrumentos facilitadores da compreensão do texto, procura sensibilizar as crianças para a necessidade de, à sua medida, participarem na construção e preservação dos espaços verdes.
Fonte: Wook
Começa assim:
"Não se sabe como, mas aqueles dois animais, uma zebra e uma girafa, aprenderam a ler. E porque ler faz bem e pode tornar os dias mais divertidos, eles liam tudo o que apanhavam na sua frente. Devo dizer, porém, que apanhavam muito pouco. Na floresta onde viviam não havia bibliotecas nem livrarias nem escolas nem sequer um quiosque que vendesse jornais, revistas ou outro tipo de material impresso.
Então, tinham de se contentar com alguma coisa deixada cair por qualquer turista ou explorador que ali passasse. E era precisamente em busca dessa coisa que saíam todas a as manhãs."
Fonte: interior do livro
Ilustrações Madalena Matoso |
Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário