"Os direitos da criança" Adaptado por Paula Cristina Martins e Sara Pereira Ilustrações de Arlindo Fagundes Editado por Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho em 2019 |
“Conhece os teus direitos
A Convenção sobre os Direitos das Crianças foi aprovada em Nova Iorque, em 20 de novembro de 1989, na Assembleia Geral das Nações Unidas, faz este ano 30 anos. Nos países em que foi ratificada (isto é, aceite como válida) passou a ser lei desse país. Praticamente todos os países do mundo aceitaram a Convenção dos Direitos da Criança. Portugal foi um desses países. Apesar da evolução positiva dos Direitos das Crianças ao longo dos 30 anos da Convenção, há muitos que ainda não são reconhecidos. Para mudar esta realidade e contribuir para a igualdade de todas as crianças é importante conhecer, divulgar e refletir sobre esses direitos.”
Começa assim:
"Artigo 1
Os direitos escritos nesta Convenção são de todas as pessoas com menos de 18 anos.
Artigo 2
Todas as crianças têm os mesmos direitos; não interessa a sua cor, raça ou sexo, a língua que falam ou o país em que vivem. Não devem ser tratadas de forma diferente por terem mais ou menos capacidades, serem ricas ou pobres ou pelas opiniões políticas ou religiosas dos seus pais.
Artigo 3
As decisões que os adultos tomam sobre a vida das crianças devem garantir sempre o seu bem-estar."
Fonte: interior do livro
Documento disponível no portal do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade: (http://lasics.uminho.pt/)
Para ler, basta clicares na hiperligação:
Boas Leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário