segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"A história secreta de Pedro e o Lobo", um conto de Sergei Prokoviev

A história secreta de Pedro e o Lobo
Da autoria de Sergei Prokoviev e revelado por João Paulo Cotrim e João Fazenda
Editada pela Assírio & Alvim em 2007

"Cuidado a atravessar: uma boa história pode sempre esconder outra. «Pedro e o lobo», o conto que Sergei Prokoviev escreveu e compôs a pensar muito didacticamente em crianças e instrumentos de orquestra, contém afinal mais do que a história de amizade e coragem do rapaz que captura o lobo ameaçador. 
Isso mesmo «revelam» João Paulo Cotrim e João Fazenda nesta versão que, contendo a clássica (em tradução original), a desmultiplica numa narrativa dramática e surpreendente servida por um trabalho de ilustração assente em colagens que reinterpreta brilhantemente o construtivismo russo. Afinal quantas personagens se podem encontrar em cada aventura com final feliz? 
Uma bela homenagem ao compositor russo e aos amantes de histórias com moral."

Fonte: www.assirio.pt

Ilustrações de João Fazenda

"Original recriação da narrativa Pedro e o Lobo, a versão de João Paulo Cotrim e João Fazenda, para além de contar a história clássica da rapaz que captura um lobo, pondo à prova a sua esperteza, desmonta a sua organização enquanto trama de uma "história musical", fazendo interferir os instrumentos que dão voz às personagens e até o seu compositor. Com soberbas ilustrações de João Fazenda, o álbum apela a uma leitura que terá de ser feita com o olhar e com o ouvido, se possível, ao som de Pedro e o Lobo de Sergei Prokofiev." 
Por Ana Margarida Ramos
 in http://www.casadaleitura.org





Para ver e ouvir!

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário