quarta-feira, 8 de junho de 2016

O tigre na rua e outros poemas

"O tigre na rua e outros poemas"
Vários autores com ilustrações de Serge Bloch
Seleção de poemas por Miguel Gouveia
Editado pela Bruaá em 2012

“Este livro é como uma travessa cheia de casas habitadas por poetas e escritores de diferentes nacionalidades e épocas. Eles surgem à janela de cada página, aclaram a voz (alguns soltam um rugido…) e apresentam-se em pequenos versos repletos de humor e de jogos com as palavras. Enquanto eles (e tu) se entretêm com o bailado dos sons e das letras num mundo vestido pelo Serge Bloch com as cores preta, branca, cinzenta e vermelha, é, subitamente, avistado um tigre na rua – como terá ele aparecido ali?”

Fonte: Catalivros

Interior do livro

“Da mesma forma que pensamos e nos admiramos como pode um tigre, sem mais nem menos, aparecer na rua, tal como no poema de Daniil Harms, também com igual surpresa reagimos ao facto da poesia andar tão arredada do dia-a-dia de tanta gente. 
Rendidos aos lugares comuns, impávidos e serenos face à uniformização cultural, adormecidos por discursos palavrosos, assistimos ao delapidar do carácter luminoso e dissonante da palavra. Razões mais que suficientes para que todos os momentos sejam poucos para celebrar a poesia e nela encontrarmos o contraponto e a resistência perante este estado de coisas. Assim surge este livro: mais uma porta, ou janela, se preferirem, para a poesia. 
Uma colheita de poemas que é um pequeno contributo para que, de facto, possamos ir ao encontro de uma realidade ainda um pouco distante, ou seja, uma verdadeira diversidade na oferta deste género, pois se as boas antologias de poesia portuguesa para infância são raras e, por vezes, pouco diversas em conteúdo, o que dizer da praticamente inexistente tradução de poesia estrangeira. 

Autores presentes nesta antologia: David Chericián, María Elena Walsh, Laura Elisabeth Richards, Michel Monnereau, Roger McGough, Marc Johns, Spike Milligan, Edward Lear, Javier Villafañe, Shel Silverstein, Eduardo Polo, Daniil Harms, Jacques Prévert, Richard Edwards, André Frédérique, Edgar Allan García, Ramón Gómez de la Serna, Jacques Roubaud, Roland Topor e um tal de Anónimo.”
Fonte: Fnac



Poemas sem idade que arremessam humor e absurdo contra lindas palavras ocas que tanto contribuem para o preconceito face à poesia
(Fonte: Bruaá)


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
para o 4º Ano de Escolaridade.


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário