"O sonho do palhaço" Autoria de Maria Alzira Cabral com ilustrações de Isabel Quintino. Editado pela Plátano Editora em 1988. |
"A cortina está corrida. Ao longe ouvem-se aplausos, gargalhadas, música... sugerindo que um espectáculo está a decorrer.
Face ao público, diante da cortina, o camarim do palhaço pobre que um ténue foco de luz ilumina: uma mesa com um espelho rodeado de luzes de várias cores e uma cadeira sobre a qual se acumulam fatos e adereços vários.
O foco de luz vai aumentando de intensidade à medida que os sons do espectáculo se vão esbatendo. Apenas se ouvem por fim e cada vez mais distantes ruídos dispersos de pessoas que saem e uma ou outra voz isolada.
Vê-se, agora, distintamente, Campainha, o palhaço que, de costas para o público, está sentado diante do espelho.
O silencio é total. O palhaço levanta-se e caminha em direcção à cortina fechada. Escurece o camarim. A cortina abre sobre uma arena de circo fracamente iluminada. Espalhados na pista vários adereços entre os quais um canhão de circo e ainda papelinhos, serpentinas, cadeiras, bolas... Ao fundo e ao centro, a entrada dos artistas com um grande relógio de ponteiros luminosos que marca as nove horas. Campainha senta-se numa das cadeiras com a cabeça entre as mãos."
Fonte: interior do livro
Ilustrações de Isabel Quintino |
E assim começa "O sonho do palhaço",
uma peça de teatro escrita por Maria Alzira Cabral.
Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário