![]() |
| "O pequeno livro dos medos" Um livro de Sérgio Godinho Editado por Assírio e Alvim em 2004 |
Começa assim:
"Primeiro, fui ver ao dicionário. Tinha de olhar para dentro do medo, descobrir como é que ele funcionava. Quando se tem um brinquedo e se quer ver como ele funciona, há sempre a tentativa de o abrir e mexer lá dentro, mesmo sabendo que se pode estragar (para além do raspanete que se calhar vamos ouvir). Abrir o dicionário era a mesma coisa: tentar perceber o funcionamento da máquina do medo."
Fonte: interior do livro
![]() |
| Um livro de Sérgio Godinho |
Para além de ser um dos nossos melhores escritores de canções, Sérgio Godinho também escreve livros infantis. Este é o seu segundo e vem integrar-se numa coleção, a Assirinha, que, lançada há apenas um ano, viu logo um dos seus primeiros livros, "Herbário", de Jorge Sousa Braga, com ilustrações de Cristina Valadas, recebendo o Prémio Gulbenkian de literatura infantil deste ano.
O Pequeno Livro dos Medos é escrito e ilustrado por Sérgio Godinho. Fala-nos dos medos da infância, "alguns mais fortes que nós", de como ultrapassamos outros ("... o cavalo chegou-se à minha mão aberta, que tremia com a maçã em cima. Era a única coisa que lhe podia dar. Foi a única coisa que ele levou. Adeus cavalo, adeus medo dos cavalos."). Até à história que o avô Francisco Magalhães, tipógrafo de profissão, escreveu para o seu filho João de cada vez que ele teve medo. Porque o medo também faz parte de nós (quem não tem medo?) mas quando começa a ser exagerado, "a abusar", é preciso controlá-lo, nem que para tal seja preciso "saltar, correr, esperar, lutar, falar, responder, perguntar, ou, muito simplesmente, pensar."
Fonte: Wook
Livro pelo Plano Nacional de Leitura Recomendado
Para aceder ao catálogo em linha
Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!


Sem comentários:
Enviar um comentário