![]() |
"Leva-me ao teu líder" Texto de Afonso Cruz e ilustrações de Mariana Rio Editado por Assembleia da República em 2023 |
Começa assim:
"- Leva-me ao teu líder - disse-me o extraterrestre.
Mas isso não era fácil. O nosso líder não era uma pessoa.
- O nosso líder tem muitas cabeças - disse eu.
- É um monstro?
- Pelo contrário."
Uma pergunta feita a todos é uma boa maneira de fazer democracia.
Não há nada mais temível para uma ditadura do que perguntas e não há nada mais desejável para uma democracia do que perguntas.
Não há nada mais temível para uma ditadura do que perguntas e não há nada mais desejável para uma democracia do que perguntas.
Um extraterrestre desce à terra e encontra um menino. Falam um com o outro e fazem perguntas. De todas as diferenças que poderiam descobrir entre si, a que mais os surpreende é a forma como cada um deles vive na sua própria comunidade.
Um mostra-nos como é possível, todos os dias, pôr em prática e viver em democracia; o outro fala-nos de um líder único e de preguiças-gigantes.
Fonte: contracapa do livro
Torna-se então necessário mostrar-lhe o dispositivo da democracia, em vários momentos que a definem na sua própria essência: os eleitores no dia das eleições, uma multidão de manifestantes na rua, uma conversa entre representantes e representados.
Nesta história, conta-se não só uma pequena história do conceito, como, ao mesmo tempo, o conceito é mostrado ao leitor, tornando-se visível e real.
Fonte: Wook
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Para aceder ao catálogo em linha
Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário