"Lendário, 100 lendas da região de Coimbra" Texto de João Pinho Ilustrações de Victor Costa Editado por Fundação Inatel em 2021 |
Começa assim:
"A Quinta da Telhadela
A norte de Côja, passando pelo rio Alva, dispunha-se noutros tempos uma quinta farta e soalheira, que era o garante do sustento daquela povoação. A água corria abundantemente para satisfazer as necessidades agrícolas e o local ainda hoje se destaca pelas condições naturais: chama-se Quinta da Telhadela e aparece referida em documentos antigos da história de Côja e do Mosteiro de Lorvão.
No tempo dos Mouros, a Telhadela, situada no local onde hoje se ergue o cruzeiro, fora uma linda e rica povoação. Muitas belas princesas de cabelos doirados bordavam, com fio de ouro, os mantos que seus maridos exibiam nos ombros.
Quando os mouros abandonaram a povoação, deixaram enterradas nas cercanias grandes panelas de ferro cheias de ouro - na intenção de um dia regressarem.
Diz-se que deixaram escrita numa enorme pedra a legenda que ainda hoje o povo repete:
Adeus Quinta da Telhadela
Muito ouro fica nela
E se forem à Fonte da Bica
Muito mais ouro lá fica."
Fonte: interior do livro
Ilustrações de Victor Costa |
"Lendário - 100 Lendas da Região de Coimbra", é um livro que reúne 100 lendas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, dando a conhecer um património imaterial fundamental para a compreensão dos territórios inseridos nesta comunidade intermunicipal. Foi concebido por investigadores universitários e promovida pela Fundação Inatel, é da autoria do investigador João Pinho, com ilustrações originais de Victor Costa.
Fonte: interior do livro
Ilustrações de Victor Costa |
Para acederes ao empréstimo em linha
clica na seguinte hiperligação:
Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário