"Veloz como o vento" Texto de Gine Victor e ilustrações de Rachel Caiano Editado por Ponto de Fuga em 2019 |
Começa assim:
"O Cavalinho Negro
A lua cheia ilumina a estepe. Em baixo, no topo de um cabeço, semelhando outros tantos pontos negros, os cavalos selvagens recortam-se no céu noturno.
Conduzido por um robusto garanhão, o bando pasta silenciosamente, avança passo a passo como que contra vontade, dá uma volta e regressa ao ponto de partida. De vez em quando o garanhão estaca. Com o pescoço esticado e as orelhas arrebitadas, ausculta a noite. Dir-se-ia que espera alguém.
Ao pôr do sol, uma égua fugiu ao bando. Habitualmente, quando uma fêmea tenta escapar-se, rapidamente, o velho macho obriga-a a voltar ao lugar. Desta vez deixou-a agir.
Tinha chegado a hora."
Fonte: interior do livro
Ilustrações de Rachel Caiano |
A história verídica de Kumbo, filho adotivo de um chefe mongol, e do seu cavalo negro selvagem, Veloz como o Vento, valeu à escritora belga Gine Victor, em 1960, o Prix Jeunesse, atribuído em França ao melhor livro para jovens. A tradução portuguesa original, que a presente edição recupera, foi assegurada pelo poeta Herberto Helder, cujo estilo inconfundível se reconhece na prosa arrebatadora desta empolgante aventura.
Fonte: Wook
Para acederes ao empréstimo em linha
clica na seguinte hiperligação:
Sem comentários:
Enviar um comentário