quinta-feira, 11 de maio de 2017

"Um beijo para Urso Pequeno", um livro de Else Holmelund Minarik

"Um beijo para Urso Pequeno"
Texto de Else Holmelund Minarik e ilustrações de Maurice Sendak
Editado pela Kalandraka em 2015


Começa assim:

“Gosto mesmo deste desenho
- disse o Urso Pequeno.

- Olá, Galinha.
Este desenho é para a Avó.

- Podes levá-lo?
- Claro - disse a Galinha.

A Avó ficou contente e disse:
- Este beijo é para o Urso Pequeno.

- Podes levá-lo, Galinha?
- Com muito gosto. 
(...)"
Fonte: interior do livro

Ilustrações de Maurice Sendak

"“Um beijo para Urso Pequeno” é uma narrativa breve, humorística, carregada de afeto e amor. Afeto de Urso Pequeno para com a Avó, a quem oferece um desenho, que ela por sua vez agradece com um beijo que se vai transmitindo de animal para animal, entre os habitantes do bosque, até chegar ao seu destinatário final. Um beijo itinerante e acumulativo que acaba por ramificar numa história de amor paralela com um final feliz para toda esta adorável vizinhança.

Publicado pela primeira vez em 1968, este clássico de Else Holmelund Minarik e Maurice Sendak destaca-se pela simplicidade do texto e pela ternura das suas personagens, aqui humanizadas. A personalidade de Urso Pequeno faz com que os seus leitores infantis se identifiquem com ele, não só pela sua simpatia, mas também pela sua espontaneidade.

Em consonância com os restantes títulos da série de que este livro faz parte, as requintadas ilustrações de Sendak remetem para as gravuras antigas, de composição clássica, com figuras de grande expressividade integradas em cenários, sobretudo naturais, muito detalhados e elaborados.




Else Holmelund Minarik (Dinamarca, 1920 - Estados Unidos, 2012)
Emigrou para os Estados Unidos com a sua família quando tinha quatro anos. Estudou Psicologia e Arte na Universidade de Nova Iorque. Trabalhou como jornalista e professora. Autora da série “Urso Pequeno” e de outros livros de Literatura Infantil e Juvenil.

Maurice Sendak (Brooklyn, Nova Iorque, 1928 - Connecticut, 2012)
Desde 1951 concebeu mais de 90 livros infantis, uma prestigiosa trajetória pela qual recebeu em 1970 o Prémio Andersen e o Prémio Laura Ingalls Wilder em 1983. Em 1996 o Governo dos Estados Unidos atribuiu-lhe a Medalha Nacional das Artes e em 2003 concederam-lhe o Prémio Internacional Astrid Lindgren de Literatura Infantil, conjuntamente com a autora austríaca Christine Nöstlinger. Estudou Pintura e Desenho no Art Students League de Nova Iorque. Conseguiu o seu primeiro emprego como ilustrador na All America Comics e em 1951 começou a trabalhar como ilustrador para a editora Harper and Brothers. Desencadeou uma autêntica revolução no panorama literário infantil pelas ideias, forma e pelo conteúdo dos seus livros.

Fonte: Kalandraka


Obra disponível na rede de Biblioteca do concelho de Arganil
Boas Leituras! 

Sem comentários:

Enviar um comentário