quarta-feira, 17 de junho de 2015

Perto de Natalia Colombo

"Perto"
Com texto e ilustrações de Natalia Colombo
Editado pela kalandraka em 2008.

“Com uma grande simplicidade no fundo e na forma, a obra vencedora do I Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados é uma fábula contemporânea sobre a falta de comunicação, uma reflexão poética sobre as pessoas e as suas emoções.”


Começa assim:

“O senhor Pato vai trabalhar todos os dias. 


O senhor Coelho também vai trabalhar todos os dias.            
Cruzam-se sempre.
Quando vão…


E quando vêm.
Estejam com muita pressa ou não…”


Do ponto de vista literário, destaca-se pela sua simplicidade narrativa e pela engrenagem interna do relato, que plasma o paralelismo entre as acções dos protagonistas: um pato e um coelho que vivem encerrados na sua solidão; nesse sentido, a obra convida o leitor a não voltar as costas aos outros, "ficando privado da possibilidade de compartilhar os momentos mais simples e felizes da vida", como explica a autora.      

A nível estético, Natalia Colombo mescla diversas técnicas, desde a pintura com acrílico até à colagem, para além de desenhar uma tipografia própria. Utiliza também vários recursos visuais que lhe permitem jogar com os conceitos de movimento e de simetria, sem esquecer a combinação de cores, texturas e materiais, que imprimem estilo e carácter próprios à obra no seu todo.           

"Perto" obteve o I Prémio Internacional Compostela, organizado pelo Concelho de Santiago e pela KALANDRAKA. Ao certame apresentaram-se mais de 300 trabalhos oriundos de vários países, e o júri escolheu "Perto" pela relação "perfeitamente entrelaçada" entre texto e imagens, que "narram, fluem e evoluem". O prémio tem uma periodicidade anual e é anunciado a 2 de Abril coincidindo com o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil.


Natalia Colombo

Estudou na Faculdade de Arquitectura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, cidade onde reside; colabora com o diário "La Nación" na ilustração de suplementos e participa em exposições. Também ilustrou livros de narrativa e álbuns infantis que foram publicados em várias editoras.”


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para Educação Pré-Escolar,
destinado a leitura em voz alta.
 

Ilustração do interior do livro
Obra disponível para empréstimo na rede de bibliotecas públicas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário