segunda-feira, 24 de junho de 2024

"A Avó Lá de Cima e a Avó Lá de Baixo", um livro de Tomie DePaola

A Avó Lá de Cima e a Avó Lá de Baixo
Texto e ilustração de  Tomie DePaola
Editado pela Kalandraka em 2022


Publicado inicialmente em 1973, este álbum foi o primeiro que Tomie dePaola dedicou às suas recordações da infância. Numa narrativa autobiográfica, de cariz intergeracional, o autor aborda questões fundamentais da vida como o carinho, a família ou a perda dos entes queridos.

Nesta história plena de ternura, a passagem do tempo é representada a partir de dois planos, o quotidiano e o existencial, introduzindo-se, assim, subtilmente, o tema da velhice, esse mistério que só os anos ajudam a compreender. Por seu turno, o jovem protagonista, ao enfrentar, posteriormente, o processo do luto, passa por uma experiência que o ajudará a crescer e que, mais tarde ou mais cedo, todos nós acabamos por vivenciar.

Pelo recurso a uma ilustração figurativa, marcada por cores suaves e enquadramentos frontais, o autor consegue uma atmosfera impregnada de nostalgia e afeto, ao longo de um álbum que já se tornou num clássico da literatura infantojuvenil.
Fonte: Wook


Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

"Uma luz inesperada", um livro de José Saramago

Uma luz inesperada
Texto de José Saramago e ilustrações de Armando Fonseca. 
Editado pela Porto Editora em 2022. 


«Houve também aqueles dois dias gloriosos em que fui ajuda de pastor , e a noite de permeio, tão gloriosa como os dias. Perdoe-se a quem nasceu no campo, e ele foi levado cedo, esta insistente chamada que vem de longe e traz no seu silencioso apelo uma aura, uma coroa de filhos, de luzes, de cheiros milagrosamente conservados intactos. O mito do paraíso perdido é o da infância — não há outro. As mais são realidades a conquistar, sonhadas no presente, guardadas no futuro inalcançável. E sem elas não sei o que faríamos hoje. Eu não o sei.»

Neste fragmento de A Bagagem do Viajante (1973), José Saramago registrou o dia em que foi ajudar o tio a vender porcos na feira . O relato dessa experiência aparentemente comum espelha todo o seu poder narrativo, levando-nos para um mundo de deslumbramento que só a infância permite, e que Armando Fonseca ilustra na perfeição.

Um conto sobre o deslumbramento da infância — e como esses sentimentos continuam a ressoar na vida adulta –, escrito por um dos grandes autores de língua portuguesa.
Fonte: www.josesaramago.org

Para aceder ao  catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

sexta-feira, 14 de junho de 2024

"Filhos da mãe", um livro de Álvaro Magalhães


Filhos da Mãe:  A história secreta da família Marosca
Texto de Álvaro Magalhães com ilustrações de David Pintor. 
Editado pela Porto Editora em 2023


A jovem Cerejinha conheceu, na rua, um cão simpático, só com três patas, que tinha sido abandonada. Levou-o para casa e ele passou a ser o quinto elemento da família Marosca (três pessoas, um espírito e agora também um cão). É ele que nos conta a história da família e cheira (ou não fosse um cão) o rasto dos seus segredos.
A arte da marosca, um fantasma que sabe o que faz, um tio intragável, um golpe perfeito, um caso policial, e, por fim, um belo sonho que quer ser real. No meio de tudo isso, um cão feliz, mas confuso, ainda a tentar perceber o que é o bem e o que é o mal.

Passagem Secre ta é uma coleção de narrativas juvenis (muito bem) ilustradas que contém histórias aventureiras , de ação e humor,  que agradarão a um leque muito alargado de leitores. Partindo de realidades cotidianas e abordando temas essenciais, como o amor, a morte, o bem e o mal, as histórias atravessam sempre a “passagem secreta” que conduz a realidades alternativas: mundos fantásticos, magia, espiritualidade, etc.
Fonte: contracapa do livro

Para aceder ao  catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

sábado, 8 de junho de 2024

"Um livro para todos os dias" de Isabel Minhós Martins

Um livro para todos os dias
Texto de Isabel Martins com ilustrações de Bernardo Carvalho
Editado pelo Planeta Tangerina em 2014.


Cada manhã traz-nos sempre um dia por estrear, um dia por abrir, um dia por desembrulhar… Mais tarde, quando fazemos o balanço dos dias, encontramos dias para todos os gostos, desde aqueles verdadeiramente memoráveis, aos que passam por nós quase sem darmos por eles.

Um livro pelo qual desfilam muitos dias e momentos, capazes de nos transportar através da memória dos nossos próprios dias.

 Ilustrações de Bernardo Carvalho
Fonte: Planeta Tangerina


Um livro para crianças crescidas e também para adultos
que gostam de livros ilustrados.

Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

sexta-feira, 7 de junho de 2024

"O vendedor de tempo", um livro de Marlene Ferraz

 

O vendedor do tempo
Texto de Marlene Ferraz e ilustrações de Cátia Vidinhas
Editado pelo Minotauro em 2023

Começa assim:

"Aprontei a boca antes de entrar na estufa do meu avô e avisei:
- Vou abrir uma banca de tempo, Nano.
Ele continua a limpar as folhas desmedidas duma monstera deliciosa e confirmado:
- Então, você precisa de duma planta: zamioculca ou dracaena?

O meu avô, quando mais novo, tinha um oficio de carimbos e assinaturas, mas, entretanto, usa as mãos para cuidar das plantas dos vizinhos - folhas estragadas, raízes fracas, saudades e outras críticas - e tem sido convidado para conversas especialistas sobre a importância da companhia humana na recuperação da vida vegetal. A minha avó também pediu de saber a minha decisão:
- Nana, vou abrir uma banca de tempo."
Fonte: interior do livro
Autora: Marlene Ferraz

Depois de ter reparado que o pai lia a versão abreviada de sua história preferida , o menino rapaz, filho dum homem livreiro muito ocupado e duma mãe salvadora de corações avariados , decide montar uma banco de tempo para comprar tempo aos próprios pais .

Entre avós (com muito tempo acumulado) e crianças (com tanto tempo para acumular), esta é uma leitura para pensar sobre a preciosidade de cada minuto e a urgência do verbo desacelerar num mundo inexplicavelmente apressado.
Fonte: contracapa do livro

Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

quinta-feira, 6 de junho de 2024

"O Cometa", um livro de Joe Todd-Stanton

 

O Cometa
Texto e ilustrações de Joe Todd-Stanton
Editado pela Jacarandá em 2023

A Noa mudou-se para a cidade, mas só consegue pensar nas saudades que tem do lugar onde vivia antes. Quando um cometa sobrevoa as ruas da cidade, crescendo e brilhando cada vez mais, não resiste a segui-lo... Mas o que começa por parecer uma fuga, pode ser o primeiro passo para a Noa se sentir finalmente em casa.

Joe Todd-Stanton, escritor e ilustrador premiado, apresenta-nos uma história profunda e genuína sobre a aceitação das novas experiências que a vida nos traz.
Fonte: contracapa do livro

Ilustração de Joe Todd-Stanton
Fonte: Wook

Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

quarta-feira, 5 de junho de 2024

"A bolacha confiante", um livro de Jory John

A bolacha confiante: Acredita em ti e mostra do que és capaz
Texto de Jory John e ilustrações de. Pete Oswald
Editado pela Alma dos livros em 2023


A Bolacha nunca se sente confiante, ainda que tente, especialmente quando se compara com todos os bolos doces e reluzentes que existem na pastelaria. Não consegue ser esperta como o Queque, brilhante como o Donut, ou genial como o Croissant.

No entanto, uma pitada de criatividade e uma boa dose de confiança ajudam-na a perceber que aquilo que importa é descobrir e expressar as qualidades que nos tornam únicos. Afinal, o ingrediente principal para uma receita de sucesso é apenas este: confiar em nós.

Com doses iguais de humor e aprendizagem, a dupla N.° 1 do New York Times, Jory John e Pete Oswald, cria uma história maravilhosa, recordando-nos aquilo que é mais importante na vida.


TUDO É POSSÍVEL QUANDO ACREDITAMOS EM NÓS!

«Genial! Tal como os restantes títulos da coleção.»
Booklist

«A melhor coleção infantil do ano»
Amazon
Fonte: contracapa do livro

Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

terça-feira, 4 de junho de 2024

"Magalhães e a primeira viagem à volta da Terra", um livro de Teresa Saavedra

 

"Magalhães e a primeira viagem à volta da Terra"
Texto de Teresa Saavedra e ilustrações de Maria Inês Gonçalves
Editado por Opera Omnia em 2009

Começa assim:

"Nasceu o menino Fernão numa madrugada fria de Dezembro, findava o ano de 1480. Sua mãe, Dona Alda de Mesquita, senhora de muitos pergaminhos mas de poucas posses, deram-lhe as dores ia alta a madrugada. Chamada a parteira à pressa, só teve tempo de soltar um ai e já o menino lhe deslizava das entranhas, como peixe deslizando pelas águas. A mulher, ainda estremunhada pela correria destemperada para vir aparar a criança, benzeu-se três vezes com o espanto, levantou os olhos para o alto e soltou um ai jesus receoso. Era o segundo filho de D. Alda de Mesquita e de Rodrigo de Magalhães mas, ao contrário do outro filho varão que ela aparara havia pouco mais de um ano, este parecia um ratinho esfolado, de magrinho e escuro que era."

Fonte: interior do livro 

Ilustrações de Maria Inês Gonçalves


Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

segunda-feira, 3 de junho de 2024

"Princesa Poppy", Estrela Pop, um livro de Janey Louise Jones


"Princesa Poppy, Estrela Pop"
Texto de Janey Louise Jones e ilustrações de Samantha Chaffey
Editado por Booksmile em 2018


Começa assim:

"A Poppy e a Mel estavam iluminadas. Daí a duas semanas, iriam participar com as Miúdas da Praia - o grupo criado pela Margarida, a prima mais velha da Poppy, e pelas suas amigas Lis e Rosa - nas eliminatórias regionais do concurso de talentos És uma Estrela!, que seria filmada na Baía Camomila.
A Poppy e o Mel fizeram parte do coro da banda da Margarida desde o encontro de bandas da Escola da Baía das Conchas, que teve um lugar durante o verão anterior, e ficaram ansiosos por atuar com elas de novo."

Fonte: interior do livro

Ilustrações de Samantha Chaffey

Que grande acontecimento!
A Margarida encontrou a Poppy e a Mel para integrarem a sua banda, que vai participar num concurso de talentos na Baía Camomila. Com uma grande canção e uma coreografia fabulosa, a Poppy tem a certeza de que vão ganhar. Até ler no jornal local que a Lúcia Lima e as Sereias também se inscreveram...
Conseguirá ela se tornar uma estrela pop?

Fonte: Contracapa do livro


Livro pelo Plano Nacional de Leitura Recomendado 

Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!