terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ernesto Bom-Dia, um livro de José Campanari


Ernesto Bom-Dia
Texto de José Campanari com ilustrações de João Vaz de Carvalho.
Editado pela OQO em 2010.

“Naquele domingo, Ernesto tinha sido convidado para lanchar em casa da sua namorada Henriqueta; ficou marcado para às seis em ponto, nem um minuto mais, nem um minuto menos. Ernesto saiu de casa numa tarde de sol, enquanto Henriqueta, a irmã, a mãe, o pai e a avó preparavam o lanche. Entretanto levantou-se uma brisa, caíram umas pingas, choveu e ventou… enquanto a família da namorada, desconcertada, olhava para o relógio porque Ernesto nunca mais chegava."



"Conteúdos e linguagem acessíveis para os primeiros leitores, a que se juntam ilustrações muito expressivas, em cumplicidade perfeita com a narração, porque estão concebidas para não perder de vista o que acontece nos dois ambientes em que se desenrola a acção: a rua e o interior da casa de Henriqueta. 


Uma divertida história em que o protagonista, seguindo a máxima do avô — ao mau tempo, boa cara —, não perde o ânimo nem nos momentos mais críticos; um comportamento que leva a pensar que devemos levantar a cabeça e fazer frente às dificuldades com tenacidade e confiança. 

O final, com desenlace feliz, reforça o optimismo que transparece neste álbum.”

Fonte: www.oqo.es/editora/pt-pt 


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. 

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Beijinhos beijinhos, um livro de Selma Mandine

"Beijinhos Beijinhos"Um livro de Selma Mandine
Editado pela Presença em 2011 (3ªedição)


"Presentes ao longo de toda a vida, os beijinhos são um elo afectivo de ligação entre pessoas que gostam umas das outras. Mas afinal como é que é um beijinho?
Em Beijinhos Beijinhos, a descrição deste momento tão ternurento é apresentada às crianças, com exemplos de situações em que se manifestam pelas mais diversas razões. E há muitos tipos de beijinhos, dependendo dos protagonistas: por exemplo o do avô, com a sua longa barba tapa a cara toda; o da avó é repenicado, mas já o dos cães é húmido. E através deste livro, fica-se ainda a saber que os beijinhos podem ter cores, como os de chocolate.
Uma obra encantadora, ilustrada pela própria autora, que irá maravilhar tanto as crianças como os adultos. Por falar nisso, já deu algum beijinho hoje?”
Fonte: Wook


" - Como é que é um beijinho?
- Um beijinho é uma coisa muito doce,
como uma bola de algodão a acariciar-te a bochecha. (...)


 Hmmmm... é doce, suave, fresquinho...
É delicioso!
podes dar-me mais? muitos mais?
- Claro, porque gosto muito de ti..."
Fonte: interior do livro


Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

28 histórias para rir de Ursula Wolfel

"28 Histórias para rir"
Escrito por Ursula Wolfel e ilustrado por João Vaz de Carvalho
Editado pela Kalandraka em 2007

"Era uma vez um homem que tinha tanta pressa que desejava não necessitar de nenhum tempo para nada…
Era uma vez um pássaro tão voraz que não suportava ver que os outros pássaros tivessem alguma coisa para comer…
Era uma vez um porco que ficava sempre chateado quando lhe chamavam “porco”. Preferia que lhe chamassem Rosado. Por isso procurava não se sujar… “



"Depois das “27 histórias para comer a sopa”, com ilustrações de Pablo Bernasconi, a KALANDRAKA editou a série completa dos contos breves de Ursula Wölfel, uma série que os leitores têm seguido com interesse e que conta, nesta obra, com a colaboração de João Vaz de Carvalho e do seu habitual registo visual muito atrativo, à base de ilustrações onde o desenho, a cor e o sentido de humor desempenham um papel muito importante e de complemento fulcral ao texto.
Histórias simples, que convidam à gargalhada, ancoradas no nonsense e de grande carga surrealista, mas sempre com uma réstia de lógica. Por mais inverosímil e disparatada que cada uma delas possa parecer, o leitor não consegue deixar de se sentir solidário e de aceitar os comportamentos bizarros das suas personagens, que agem como agem porque é mesmo assim e fazem-no muito tranquilamente com toda a razão do mundo.
Apraz a leitura destas “28 Histórias para rir” porque cada uma delas encerra brilhantes clarões de engenho, alimenta a imaginação do leitor e transporta-o para um mundo onde tudo é possível.

A Autora:

Ursula Wölfel (Ruhrgebiet, Alemanha, 1922) Cursou Germanística em Heidelberg. Depois da II Guerra Mundial trabalhou como auxiliar escolar, estudou Pedagogia e ingressou como professora num colégio para crianças com necessidades educativas especiais. Em 1959 escreveu o seu primeiro livro para primeiros leitores, transformando-se numa das autoras de maior êxito junto do público infantil e juvenil. Pertence ao PEN Club desde 1972 e recebeu prestigiados galardões. Pelo conjunto da sua obra obteve em 1991 o Prémio de Literatura Infantil e Juvenil da Alemanha.

O Ilustrador:



João Vaz de Carvalho (Fundão, 1958) Estudou pintura na oficina de Vasco Berardo, em Coimbra nos anos 1980. Colabora desde 1988 em revistas como Marie Claire, Cosmopolitan, Exame, Gentleman, Pais & Filhos e Diário de Notícias/Notícias Magazine. Ilustrador de álbuns infantis e de capas de livros, participou em várias exposições e foi galardoado com vários prémios, entre os quais se destacam o da Ilustrarte em 2005, o World Press Cartoon em 2011 e o Award of Excellence da revista Communication Arts em 2012.


Fonte: www.kalandraka.com

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 4º ano de escolaridade,
destinado a leitura autónoma.

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!