sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

As crises segundo Mafalda

"As crises segundo Mafalda"
Autoria de Quino com adaptação de Maria José Magalhães Pereira
Editado pela ASA em 2013

«Mafalda é a famosa personagem feminina criada pelo autor argentino Quino,a qual se "estreou" a 29 de Setembro de 1964 no semanário Primera Plana, tendo surgido pela primeira vez em Portugal seis anos depois. Com um olhar terno, perspicaz e simultaneamente crítico, Mafalda, uma criança de seis anos de idade, filosofa, detesta sopa, adora os Beatles e questiona-se - e questiona-nos - sobre a realidade que nos rodeia.

Por fim, Mafalda, insatisfeita, surge-nos com uma série de questões - mais actuais do que nunca - que nos levam a reflectir não só sobre o sistema político, como também sobre os valores que imperam na nossa sociedade.»
Fonte: contracapa do livro

Começa assim (pág.1):

"É horrível! As pessoas estudam, acabam o curso e ...zás! Vão para o estrangeiro! (...)"

Fonte: interior do livro (inicio da 2ª página)
Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O cotão Simão de Ana Rita Faustino

"O cotão Simão" escrito por Ana Rita Faustino e ilustrado por Aurélie de Sousa.
Editado pela Porto Editora em 2014.

“Naquele dia, cinzento e ventoso, Jaime chegou à sua nova casa. Ficava numa terra bem diferente da sua e numa rua que lhe parecia não acabar mais. 


Tudo o que conhecia havia ficado para trás - a sua grande cidade, o seu prédio, a sua escola - e tudo o que descobria agora lhe parecia cinzento como o próprio dia. Mas, o pior de tudo, aquilo que o preocupava verdadeiramente era que também os seus amigos tinham ficado para trás. E ele bem sabia que não se fazem amigos assim de um dia para o outro. Porém, mais depressa e mais perto do que imagina, Jaime vai encontrar um amigo inesperado…”  
Fonte: contracapa do livro

Prémio Branquinho da Fonseca – Expresso/Gulbenkian 2013 

A Autora: Ana Rita Faustino


"Ana Rita R. Faustino nasceu em Setúbal, em 1988. Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, variante de Estudos Ingleses e Alemães pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, frequentou também diversas unidades curriculares na área de Estudos Portugueses. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Goethe Institut. Em 2011 obteve o grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Alemão, na mesma faculdade, com a dissertação intitulada “A componente (inter)cultural na produção de texto escrito no ensino-aprendizagem da língua estrangeira”. No âmbito do mestrado, realizou a prática de ensino supervisionada na Escola Alemã de Lisboa. Atualmente, é professora, lecionando inglês e alemão a crianças, jovens e adultos e, ao mesmo tempo, doutoranda em Linguística e Ensino de Língua, na FCSH."
Fonte: interior do livro



Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

Boas leituras!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O Princípio de Paula Carballeira e Sonja Danowski

"O Princípio"
Texto de Paula Carballeira e ilustrações de Sonja Danowski.
Editado pela Kalandraka em 2012

“Uma vez houve uma guerra.

Quando a guerra acabou, ficámos sem casa.
- Não importa - disse a mãe. - Temos um carro.

Passámos a viver no carro.
Desde então, viver era viajar…”
Fonte: interior do livro



O Princípio reflete a ternura face ao horror, a imaginação perante a mais absoluta precariedade, a força de uma família unida perante o drama humano. Paula Carballeira é capaz de poetizar a propósito dos efeitos cruéis e devastadores de uma guerra, ao passo que as ilustrações hiper-realistas de Sonja Danowski conduzem os leitores até às mesmas ruínas dos bombardeamentos.

Ilustrações do interior do livro
Esta obra sensível e terna é também uma homenagem ao livro como ferramenta pacífica, às bibliotecas como faróis luminosos de sabedoria que se apagam ali onde se instaura a violência, à palavra oral como alimento da alma. Apesar de tudo, O Princípio transmite uma mensagem de esperança: a vida continua, a gargalhada flui contagiosa, as crianças não podem deixar de viver a sua infância ainda que um conflito bélico a queira arrebatar.”

Fonte: Fnac
"A festa do princípio de algo."

Um livro para ler em família!

Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Zoom de Istvan Banyai




“Nada é o que parece bem poderia ser o lema deste álbum ilustrado sem texto do galardoado autor húngaro Istvan Banyai que, através de um efeito de surpresa, mantém a atenção do leitor bem presa e fora da sua zona de conforto, página após página, a cada zoom que passa.
O que aparenta ser uma estrela cor de laranja é, de facto, a crista de um belo galo que duas crianças espreitam da janela de uma quinta. O zoom afasta-se e o que acreditávamos ser uma quinta não passa de um brinquedo de uma menina. Novo zoom, e a menina não é mais do que um desenho na capa de uma revista que outro rapaz, entediado, segura enquanto está sentado à beira da piscina de um cruzeiro. Mais um zoom, e o cruzeiro transforma-se, por sua vez, num cartaz publicitário, contemplado a partir de um carro parado no trânsito... e zoom, por aí fora, até que o leitor, antes abalado pela falta de referências, entra no jogo e pede mais surpresas.

Cada ilustração é alternada por uma página a preto, como que a reproduzir o clique das antigas máquinas fotográficas. O estilo relembra o das bandas desenhadas dos anos 1970, entre o pop e o vintage. Elemento de ligação é também o ato de observar, no desenho e do desenho, do familiar para o universal.
No "zoom" final, como que num temporizador automático, nós próprios somos a maior surpresa do que procurávamos: todo o cenário é contemplado a partir de um helicóptero, que, visto do éter, é um ponto, um pequeno ponto, tal como a Terra, tal como nós, minúsculos, se vistos a partir de outra galáxia, mas enormes e poderosos no ato de ler o livro.

Fonte: Fnac

Capa do livro "Zoom" de Istvan Banyai.
Editado pela Kalandraka em 2014.

Ilustrações do interior do livro

Uma viagem repleta de surpresas...


Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Concurso "Lê melhor quem Lê mais" 2015

Norma para o concurso de leitura

Artigo 1
Entidade promotora

            O concurso de Leitura “Lê melhor quem Lê mais” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Miguel Torga, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil e a Rede de Bibliotecas Escolares e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de hábitos de leitura e a prática da leitura em voz alta nas crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade.

Artigo 2
Condições de participação

 

 1 - Serão admitidas a concurso todas as crianças que frequentem o 4º ano de escolaridade nas Escolas do Concelho de Arganil.
2 – As inscrições decorrem até 26 de janeiro de 2015.
a) - As inscrições deverão apresentar o nome completo dos alunos e respetivas turmas/escolas e enviadas para o seguinte endereço de e-mail: rita.cunha@cm-arganil.pt.

Artigo 3
Critérios de seleção

As provas a efetuar pelos concorrentes serão avaliadas segundo os seguintes critérios:   
 - Leitura sem “atropelos”, em que se nota que a criança conhece e lê de forma natural as palavras.
             - Boa dicção, a criança para além de ler bem, pronuncia bem as palavras, demonstra que conhece perfeitamente os sons.
- Tornar a leitura um prazer para quem ouve, a leitura é expressiva e há harmonia entre as palavras, os sons e os significados.
- Grau de dificuldade do texto escolhido, as palavras que constituem o texto são de difícil articulação e o texto é complexo.
- A qualidade do texto escolhido, qualidade literária, as palavras e os sentidos.

Artigo 4
Eliminatórias e Final

1 – O concurso decorre em duas eliminatórias e uma final:
a) - Primeira eliminatória será feita em sala de aula e é da responsabilidade dos professores da turma. Passarão à eliminatória seguinte os três melhor classificados de cada turma.
b) - Segunda eliminatória será feita na Biblioteca da Escola. Será constituído um júri com três elementos em que dois são técnicos das Bibliotecas Públicas e um nomeado pelo Professor responsável da Biblioteca da Escola que os candidatos frequentam. Passará à final o melhor classificado de cada turma.
c) - A Final decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga, no dia 4 de março. O Júri será constituído por cinco elementos nomeados pelo Senhor Presidente da Câmara ou quem ele designar.

Artigo 5
Provas de seleção

1 - O concorrente apresentar-se-á a concurso com um texto da sua escolha do qual fará uma leitura em voz alta.
2 - Em seguida fará a leitura, em voz alta, de um texto que lhe será entregue no momento. A seleção do livro/texto é da responsabilidade da entidade promotora do concurso.

Artigo 6
Pontuação

1 – A pontuação atribuída por cada membro do júri será feita logo após cada uma das leituras.
2 – A pontuação atribuída será de 1 a 5 pontos.
3 – O vencedor será aquele que obtiver maior número de pontos nas duas leituras.

Artigo 6.1
Empate

1 - Neste caso os concorrentes farão a leitura de um novo texto que lhe será entregue no momento. A leitura será feita individualmente sem a presença dos outros concorrentes empatados. No final das leituras, o júri fará apreciação das mesmas e determinará o vencedor.

Artigo 7
Prémios

1 – Serão atribuídos prémios ao 1º, 2º e 3º classificados.
2 - Os prémios serão constituídos por livros.
3 – Os prémios serão entregues no final do concurso.

Artigo 8
Calendário

            1 - A primeira eliminatória decorre até 4 de fevereiro de 2015
            2 - A segunda eliminatória decorre até 20 de fevereiro de 2015.
3 - A final realizar-se-á no dia 4 de março de 2015.


 Participa na 9ª edição do Concurso de Leitura!
Boas leituras!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Feliz Ano Novo!

A professora Emília Tiago do 4º B da EB1 de Arganil e os seus alunos escreveram um poema para todos os seus familiares, amigos e colegas intitulado "Feliz Ano Novo".
A Sala Infantil e Juvenil retribui votos de Bom Ano 2015 recheado de saúde, alegria e muitas leituras!!!



Feliz 2015
Boas leituras!!!