sábado, 28 de junho de 2014

Os 3 R´s: Reutilizar, reduzir, reciclar de Núria Roca

"Os 3 R´s: Reutilizar, reduzir, reciclar" um livro de Núria Roca e ilustrações de Rosa M. Curto.
Editado pela Editora Educação Nacional em 2007

"Devemos reduzir ao máximo as coisas que deitamos fora; reutilizar tudo o que for possível e reciclar alguns produtos, como o papel ou as latas. Estas três
 palavras começadas por R ensinam diferentes formas de evitar a poluição e de preservar o nosso planeta. 
Este livro tem como propósito sensibilizar as crianças para a preservação da Natureza e ajudá-las a adquirir hábitos correctos de separação do lixo e de reciclagem dos materiais. Numa linguagem acessível e com exemplos concretos, as crianças compreendem a necessidade de cumprir os 3 R´s: reduzir, reutilizar, reciclar."

Fonte: contracapa do livro


Começa assim:

"Conheces a letra R? Sabes quais são as três palavras que começam por essa letra e que nos ensinam três formas de preservar o ambiente e lutar contra a poluição? Pois é! R de Reutilizar, Reduzir e Reciclar.



No final do livro tens sugestões de atividades e um guia para os pais.
Experimenta em casa com ajuda da família. Bom trabalho!




As ilustrações são de Rosa M. Curto.
Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas férias e boas leituras!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Ambiente: vamos preservar!

Está patente na Sala Infantil e Juvenil da Biblioteca Municipal a exposição "Ambiente: vamos preservar!" que reúne um conjunto de livros relacionados com o tema. Livros que podes levar para casa e ler em família, folhear na biblioteca e aprofundar conhecimentos nas atividades que temos para ti! Se quiseres participar na oficina de expressão plástica só precisas de imaginação e criatividade, elaborar um desenho sobre o ambiente e utilizar material reciclado. Aparece e convida os teus amigos.





Requisita livros durante as férias e participa nas atividades de verão.
Esperamos por ti!
Boas leituras!

terça-feira, 3 de junho de 2014

A Revolução dos Pássaros de Anna Llauradó

"A Revolução dos pássaros"
Escrito por Anna Llauradó e ilustrado por Gloria García
Editado pela Vogais & Companhia em 2010

“Algo muito estranho está a acontecer na cidade onde vivem Clara e os seus amigos. Uma terrível praga de mosquitos invadiu as ruas há várias semanas e ninguém sabe porquê. O episódio coincide com outro facto insólito: não há pássaros na cidade!
Ninguém desconfia de que tudo se deve a um pardal que, ao tentar conquistar uma bela pardalita, descobre, para sua grande surpresa, que da sua garganta só saem sons estranhos parecidos com os telemóveis e as buzinas que inundam a cidade.

O avô de Clara vai ajudar as crianças a descobrir o que aconteceu aos pássaros e, juntos, empreenderão uma fantástica aventura que os conduzirá até ao coração mágico da floresta. Com maravilhosas ilustrações de Gloria García, este conto, repleto de ternura e sensibilidade, convida-nos a tomar consciência sobre o ambiente.”

Fonte: contracapa do livro



"Há uns meses saiu no jornal uma notícia que dizia o seguinte:
«Um estudo realizado na Grã-Bretanha concluiu que os pássaros da cidade, perturbados pelo bulício do tráfego e dos milhares de ruídos urbanos, cantam mal e fora de tempo, imitando buzinas, telemóveis e alarmes e, por isso, têm dificuldades em atrair um companheiro.»
 Este conto nasceu inspirado por esta notícia..."
Fonte: interior do livro, página 6

Ilustrações de Gloria García

Episódios insólitos estão a acontecer na pequena cidade onde vivem Clara e os seus amigos. Uma terrível praga de mosquitos invadiu as ruas há várias semanas e ninguém sabe porquê...

Se quiseres saber porquê requisita o livro
 na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

Boas Leituras!