segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Brinca ao Carnaval sem sair do lugar!

Uma exposição que reúne livros recheados de fantasia e muita alegria! Baile de máscaras, disfarces, palhaços e ideias giras para o Carnaval.
Requisita livros e vive o Carnaval com as aventuras e histórias que temos para ti! 




LÊ, porque ler é divertido!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Árvore generosa de Shel Silverstein

Autor: Shel Silverstein
Editado pela Bruaá em 2011 (4ª edição)

"É a história de uma árvore e de um menino que joga às escondidas, que se balança nos ramos, que come maças, que é feliz. Cresce, partilha o primeiro amor e vai partindo. Quando regressa, quer sempre algo diferente. A árvore dá-lhe tudo o que pode: maças para ter dinheiro, ramos para construir uma casa, até o tronco para fazer um barco. Chegado à velhice, a única coisa que a árvore lhe pode oferecer é um velho toco - uma verdadeira lição de generosidade".
Fonte: Sílvia Alves in Revista Ler (nº 71, 2008)


"Era uma vez uma árvoreque amava um menino.
Todos os dias
o menino sublia o seu tronco,
balançava-se nos seus ramos,
comia as suas maças,
descansava à sua sombra
e a árvore sentia-se feliz.

Mas o tempo passou.
O menino cresceu...

Assim começa este comovedor livro de Shel Silverstein, publicado pela primeira vez em 1964, que há muito se tornou um clássico da literatura infanto-juvenil mundial."

Fonte: contracapa do livro
"(...) E todos os dias
o menino vinha"

"(...) O menino amava aquela árvore...
como ninguém.
                                   E a árvore era feliz."

"Mas o tempo passou."

"Traduzido em mais de 30 línguas, chega finalmente até nós a obra que comoveu gerações de leitores de todas as idades e um dos mais originais e versáteis artistas norte-americanos do século XX: Shel Silverstein."
Fonte: contracapa do livro

Shel Silverstein

"As ilustrações de Silverstein são simples desenhos a preto numa imensidão de branco, com pormenores deliciosos, como os pequenos sapatinhos na base do tronco
ou as pevides das maças em queda."

Fonte: Sílvia Alves in Revista Ler (nº 71, 2008)


Para ver e ouvir:
http://issuu.com/bruaa/docs/_rvore?e=1052211/2652233
http://www.youtube.com/watch?v=mObeiZg-YCg

Para saberes mais visita a seguinte página:
http://www.shelsilverstein.com/indexSite.html

Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

“Utilizar segura(mente) a Internet”: workshop



       Decorreu no dia 14 de fevereiro na Sala Infantil e juvenil da Biblioteca Municipal de Arganil um workshop intitulado “Utilizar segura(mente) a Internet”  no âmbito da iniciativa “Juntos vamos criar uma Internet melhor”. Dinamizado pelo Luís Carlos Carvalho, aluno do 11º ano da Escola Secundária de Arganil, utilizador e leitor da Biblioteca desde muito novo.


         
       Abordou-se a temática da Internet Segura com uma breve explicação acerca do mundo da Internet: como devemos utilizar e quais os perigos com os quais somos confrontados, muitas das vezes ocultos, e como nos devemos proteger.



    Recorrendo a exemplos retirados do site www.seguranet.pt/ como as tiras de banda desenhada que através de situações concretas e quotidianas demonstram os perigos adjacentes ao uso da internet e lançam alertas sobre riscos diversos. Foram explorados os recursos que o site apresenta e explicada a forma como a informação está estruturada. Assistimos pois a um debate organizado e consistente com e entre os alunos do 4º ano da escola EB1 de Arganil. Agradecemos ao dinamizador pela pertinência das situações apresentadas e organização do Workshop.


E assim ficamos todos mais esclarecidos...

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Afetos: sugestões de leitura

Hoje é um dia muito especial!
Um Dia de afetos recheado de carinho, amor, amizade, fraternidade, felicidade e alegria! Visita a Sala Infantil e Juvenil e requisita livros sobre o tema para levares para casa e partilhares com toda a família e amigos.

Afetos: sugestões de leitura
Amizade...
Porque não ler um livro a quem mais gostamos?

Visita-nos e Boas leituras!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Rádio


   Declarado pela UNESCO em 2011 e celebrado pela primeira vez em 2012, esta data procura não só celebrar a Rádio mas também promover a cooperação internacional entre radiodifusores. De acordo com a UNESCO, continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos.
   Está patente na Sala infantil e juvenil da Biblioteca Municipal de Arganil uma exposição intitulada "Memórias radiofónicas"De forma a assinalar a data apresentamos um conjunto de sugestões de leitura relacionadas com a Rádio e um trabalho de pesquisa sobre o aparecimento da Rádio e em particular sobre a Rádio Clube de Arganil.



Podes ainda visualizar o filme "A Menina da Rádio" que estreou no dia 3 de Junho de 1944 no cinema S. Luiz em Lisboa, com a realização de Arthur Duarte. Aqui fica a sugestão:
Capa do filme "A Menina da Rádio"

Sinopse: “Cipriano Lopes e Rosa Gonçalves, lojistas no mesmo bairro, detestam-se. Mas os respectivos filhos, Geninha e Óscar, estão apaixonados. Quando Cipriano decide fundar o Rádio Clube da Estrela, os dois jovens apoiam-no: Óscar escreve canções e Geninha canta-as. A situação complica-se quando Rosa se apercebe do projecto radiofónico e decide sabotá-lo, com a ajuda dos outros comerciantes. 
A entrada em cena do cantor Fernando Verdial e de Teresa Waldemar, vedeta da Emissora Nacional, vem destabilizar, igualmente, os planos de Cipriano...”.

Fonte: contracapa do DVD


Para visitar e conhecer mais sobre o mundo da Rádio!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Hoje assinala-se o Dia da Internet mais Segura


Autor: Francisco José Iglesias Sanz
Ilustrações de Bruno Martínez Tabares
Edição: Everest, 2011
Para obteres mais informações acerca da informática, da Internet, pesquisas, jogos e conselhos a ter em conta para utilizares bem o teu computador, requisita na biblioteca o livro "O meu primeiro livro de informática".


"Com O meu primeiro livro de informática aprenderás a navegar, conversar, apagar, pesquisar informação, jogar on-line...


Descobrirás como surgiram os computadores, os sistemas operativos e as aplicações, bem como os dispositivos e as suas funções.


Nem tudo vale na rede, pelo que te damos indicações e conselhos para que faças uma correcta utilização do teu computador."

Fonte: contracapa do livro
Ilustrações de Bruno Martínez Tabares

O que é a Internet?
"A Internet é conhecida como «a rede das redes» ou a «grande teia de aranha das comunicações», onde qualquer pessoa, a partir de qualquer parte do mundo, pode aceder a toda a informação e serviços disponíveis.

Nasceu em 1969 e foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em colaboração com várias universidades. No início, foi concebida para o uso exclusivo do exército e era composta apenas por quatro computadores. Mais tarde, começou a ser utilizada por outras universidades e centros de investigação, a que se seguiram muitas outras organizações comerciais.

Em 1987, a rede mundial continuou a crescer, devido à grande difusão do computador pessoal com ligação, e recebeu o nome que hoje conhecemos: INTERNET. Desde então, o número de ligações não parou de aumentar e, hoje, são milhões.

Para navegar na Internet é necessário que o nosso computador disponha de ligação. A linha de telefone é a mais utilizada (RDIS e ADSL), ainda que também haja outros meios, como o cabo, a rede electrica, redes sem fios (Wi-Fi), etc.

A Internet baseia-se num conjunto de leis para a comunicação, chamado protocolo TCP/IP. Uma destas normas exige-nos uma identificação para circularmos na rede (endereço IP), tal como nos automóveis, que têm uma matrícula para poder circular nas estradas.

Que serviços nos oferece a Internet?
- Consultar informação.
- Conversar com os amigos do outro lado do mundo (chat).
- Jogar on-line
- Comprar artigos sem sair de casa... e muito mais! "

Fonte: interior do livro, página 30 e 31

Para mais informações dirige-te à biblioteca!
Boas leituras e n@veg@ em segur@nç@!!!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Naveg@ em segurança@!: sugestões de leitura

Visita a Sala Infantil e juvenil da Biblioteca Municipal e descobre as várias sugestões de leitura que temos para ti relacionadas com a Internet. Uma exposição intitulada “Naveg@ em segurança@!” que estará patente até ao final do mês de fevereiro.  Clarifica as tuas dúvidas, descobre novos instrumentos, desfruta da Internet e navega em segurança!





Livros de informática: programação e Internet,  segurança do computador, direitos e cuidados...
Curiosidades, descobertas e mais sobre as personalidades que contribuíram para a evolução dos computadores.
Cartazes, folhetos informativos, guias e dicas que nos ajudam a manter seguros e protegidos online… Descobre e aprende mais!
Visita a Biblioteca e informa-te!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Janelas para o futuro: Bill Gates com textos de Paula Cardoso Almeida

“Talvez por em criança ser muito tímido, ninguém pensasse que viria a ser um conhecido homem de negócios. Falamos-te de Bill Gates, o génio que, ainda adolescente, fundou a maior empresa de informática do Mundo – a Microsoft – e transformou o teu Personal Computer naquilo que hoje é.”

Janelas para o futuro: Bill Gates
Textos de Paula Cardoso Almeida e Ilustrações de Nósnalinha
Editado pela Quidnovi em 2008.

“Imagina um Mundo sem computadores e surpreende-te por os teus pais, quando tinham a tua idade, não saberem o que isso era. Sabias que antes de Galileu se julgava que a Terra era o centro do Universo? Como seria a tua vida se não existissem aviões, cinema, electricidade, televisão, rádio ou telefone? E se não existissem livros? E se ainda não houvesse vacinas? Nesta colecção apresentamos-te os homens que um dia, ao gritarem "Eureka! Eureka!", mudaram para sempre as nossas vidas.”
Fonte: contracapa do livro

Ilustrações de Nósnalinha
 
     William Henry Gates III nasceu em 1955, em Seattle, no estado de Washington, naquele que é um dos países mais poderosos do Mundo: os Estados Unidos da América.
Deram-lhe este nome tão interessante porque ele nasceu numa família importante. O seu pai era advogado e tinha o mesmo nome que ele, a sua mãe era professora universitária. Bill (curiosamente, este é o diminutivo de William) tinha ainda duas irmãs.
     Frequentou as melhores escolas privadas da cidade e isso influenciou muito a pessoa que ele hoje é. Por exemplo o facto de os seus pais poderem pagar uma educação melhor fez com que ele descobrisse, com apenas 13 anos, que gostava de informática. Na escola havia uma espécie de computador – muito diferente daquilo que tu hoje conheces – que despertou a sua curiosidade e fez com que se interessasse por programas informáticos. (…)
    Bill passou a maior parte da sua adolescência a criar software.(…)
    Aos 18 anos o nosso geniozinho entrou na Universidade de Harvard, que é uma das melhores escolas do Mundo. (…)
    Em Harvard conheceu (…), Steve Ballmer – companheiro de aventuras informáticas e homem de confiança -, e aperfeiçoou a versão da linguagem de programação do primeiro Personal Computer (mais conhecido por PC ou computador pessoal). (…)
Desistiu da escola para criar uma empresa de programas para computador, a Microsoft, com o seu amigo de infância, Paul Allen.
    Naquela altura, ele tinha um sonho: de que um dia existisse um computador em todas as casas e secretárias. Gates estava convencido de que o computador seria, dentro de meia dúzia de anos, um objecto indispensável.”
Fonte: excertos do livro
  
Fonte: interior do livro
Podes encontrar nesta obra mais informação sobre os amigos e companheiros de Bill Gates
que embarcaram nesta aventura: Paul Gardner Allen, Steve Ballmer e Steve Jobs.
 
E para conheceres melhor a vida de Bill Gates requisita o livro
na rede de bibliotecas do concelho de Arganil.
Boas leituras!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A Internet passo a passo

No dia 11 de fevereiro comemora-se o Dia da Internet mais Segura. Para sensibilizar as crianças e jovens para a temática da Internet Segura apresentamos sugestões de leitura que nos permitem compreender melhor a forma como devemos utilizar esta ferramenta, os cuidados a ter e como funciona.

“A Internet passo a passo”
Textos de Michèle Mira Pons e ilustrações de Henri Fellner. Editado pela Miosótis em 2005

“Correio electrónico, fornecedor de acesso, motor de busca, fórum de discussão ou chat, o vocabulário da Internet já te parece familiar. Esta fantástica ferramenta de comunicação com o mundo inteiro não é, no entanto, mágica. Este livro far-te-á descobrir a sua origem e a sua história, dar-te-á conselhos para teres acesso à rede, navegares e melhor encontrares o que procuras. Permitir-te-á apreciar as suas qualidades e também medir os respectivos limites e riscos”. 

Fonte: contracapa do livro

Interior do livro, página 4

"Os emoticons também chamados smileys, já eram utilizados pelos primeiros internautas. São pequenos desenhos que resumem os humores e que apenas utilizam as teclas do teclado. Pelo menos três deles são reconhecidos por todos. Põe a cabeça de lado e decifra..."


Os smileys
Podes divertir-te a inventar outros, mas certifica-te de que toda a gente te entende..."

Neste livro podes ainda consultar um pequeno dicionário...




Fonte: interior do livro
Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil.
Se quiseres saber mais visita a exposição "Naveg@ em Seguranç@" na Sala Infantil e Juvenil.


Boas leituras!